[NEWS] SEVENTEEN será o próximo grande grupo de K-pop nos Estados Unidos?

Publicado por Belle em NOTÍCIAS
28 Jun

Depois da iteração em 2014 da KCON Los Angeles, eu notei que o BTS “pode ter sido o mais novo artista na casa, mas a reação da multidão enorme poderia te fazer pensar o contrário”, conforme a audiência gritava pelo grupo novato, mal deixando os membros se apresentarem antes de explodir em gritos agudos. Eu prometi ficar de olho neles e avançando para apenas dois anos depois, a boyband de sete membros está liderando tanto a KCON New York quanto Los Angeles.

Se você estava presente para testemunhar a KCON NY Dia 1 e Dia 2 nesse último fim de semana, você sabe que o BTS é de longe o que criou o maior pandemônio de todos os artistas que se apresentaram. Mas a segunda maior resposta veio da reação extraordinariamente alta ao Seventeen, e se a história da KCON nos diz algo, a boyband de 13 membros pode ser a próxima grande tendência nos Estados Unidos.

Primeiro, Seventeen vem aos poucos mas certamente provando que existe um interesse crescente por eles nos Estados Unidos. O EP de debut do grupo, 17 Carat, não teve grande impacto nos EUA quando saiu em maio do ano passado, mas acabou passando 11 semanas no World Albums Chart da Billboard (um chart de onde a maioria dos grupos de K-pop cai rápido, que dirá passar quase 3 meses nele) e superou lançamentos recentes de boybands muito melhor estabelecidas como EXO e GOT7. O grupo seguiu com Boys Be em setembro, que alcançou o primeiro lugar no World Albums e também passou 11 semanas no chart. Em abril, seu primeiro full album, First Love&Letter, conseguiu as maiores vendas na primeira semana até o momento nos Estados Unidos, e levou o grupo a fazer sua primeira aparição no Heatseekers Albums Chart da Billboard, que costuma ver muito menos grupos de K-pop.

Mas mais importante do que os status nos charts, Seventeen tem um certo fator autêntico que muitos ocidentais desejam de seus artistas pop. Embora empresas de K-pop tenham sido honestas sobre fabricarem suas estrelas, estamos vendo uma lenta mudança no mercado onde os maiores grupos estão cada vez mais sendo considerados “artistas” ao invés de “ídolos”. Nos Estados Unidos, K-pop autêntico é mais importante do que nunca: BIGBANG, conhecido por escrever e produzir suas próprias músicas, foi o primeiro grupo de K-pop a lotar arenas nos EUA. BTS encontrou sua grande base de fãs americanos em parte graças a suas letras honestas e auto-produzidas que levam um olhar consciente sobre juventude e cultura.

Seventeen parece o próximo da fila em servir essa autenticidade ao escrever, compor e produzir não só suas músicas e singles, mas suas coreografias também. Mesmo em sua faixa de debut, Adore U, o membro Woozi escreveu e produziu enquanto Hoshi montou a coreografia para 13 pessoas. O grupo continuou nessa onda e encontrou apenas mais sucesso conforme os membros contribuíam ao seu trabalho.

Levando tudo em consideração, a gigantesca resposta ao Seventeen na KCON não deveria ser muito surpreendente. Enquanto tudo continuar do jeito que está indo agora – uma edição especial do repackage de Love&Letter com um novo single dia 4 de julho indica que vai – pode ser menos uma questão de “se” o grupo vai ser a próxima superestrela e mais uma questão de “quando”.

cr: fuse (1)
TRAD
ing/pt-br: Ju – Seventeen Brasil

COMENTÁRIOS