[TRAD] Entrevista para o Photobook <17 13 24> da Ize Magazine – Hoshi.

Publicado por Seventeen Bra em ENTREVISTAS, TRADUÇÕES
28 Jun

Durante sua infância, você era um menino que praticava taekwondo e gostava de anime. Quando você começou a sonhar em virar um artista?
O anime “Moonlight Angel” é sobre uma menina que sonha em virar cantora, mas ela precisa de uma cirurgia por causa de seu problema na garganta. Então, um ‘anjo da morte’ realiza seu desejo, transforma ela em adulta e ela debuta como cantora por um tempo. Enquanto assistia esse anime, eu comecei a querer me tornar um cantor. Também, no taekwondo, tem um movimento chamado “ataque e defesa com música”, onde nós temos que fazer o movimento junto à música. Essa parte também é divertida.

Então quando você falou sobre esse sonho com seus pais?
Eu queria contar desde o 6º ano da escola. Naquela época, eu apenas dançava sem eles saberem, na varanda ou no banheiro, enquanto escutava música. Até que, no 8º ano, eu participei de uma competição e tirei 1º lugar. Foi quando eu decidi que oficialmente queria fazer isso, mas meus pais se opuseram. Eles falaram que, se eu não entrasse em uma empresa (como trainee) até o 9º ano, que eu apenas continuasse com meus estudos. Mas foi naquela época que eu entrei na empresa.

Que tipos de dança você fazia naquela época?
Eu nunca aprendi a dançar mesmo, eu só imitava danças legais do Youtube. Eu comecei a fazer aulas de dança quando entrei na empresa. Eu aprendi muito dança urbana e hip hop. São dois gêneros diferentes, mas ajudou muito. A empresa me fez aprender vários tipos de dança, e enquanto aprendia eu percebi que não posso esquecer de uma enquanto aprendo a outra. Até agora, ainda tem muito que eu quero aprender, especialmente dança moderna.

Nós ouvimos que em “Adore U” e “Mansae” você não usou dança moderna, mas sim um tipo de dança que conta uma história, como um musical, e cada performance tem um sentimento diferente.
Eu acho que contar uma história é muito importante. Quando era trainee, eu fiz uma coeografia chamada “Índio dos velhos tempos”. Eu dormi enquanto assistia TV e, nos meus sonhos, fui a um mundo indiano e dancei lá. Foi aí que eu percebi que você precisa ter uma boa aparência enquanto dança para que as pessoas assitindo apreciem a performance, e por isso que contar uma história é tão importante.

Você precisa fazer uma coreografia que conte uma história para 13 pessoas. Como você faz isso?
Geralmente, a coreografia flui enquanto eu faço, mas às vezes o começo é refeito várias e várias vezes para que tenha o mesmo sentimento. Eu comecei a coreografar 1, 2 anos antes do debut, então acho que por isso já penso naturalmente em uma dança para um grande número de pessoas.

“Mansae”, especificamente, é uma coreografia que você precisa de todas as 13 pessoas para fazer. Como você começou?
Primeiro, eu fiz uma reunião com o hyung coreógrafo e os membros. Durante essa reunião, os membros davam suas opiniões como “E se fizermos isso nessa parte?” “Hyung, e se mudarmos essa parte aqui?” Nós escolhemos as melhores. Por isso, o progresso do ensaio é simples (ri). Porque os membros fazem isso tão bem.

Qual você acha que é o ponto mais importante quando faz uma coreografia para 13 pessoas?
Porque temos 13 membros, o movimento é importante mas o modo que nos juntamos e nos separamos é o mais importante para mim. Quando eu escuto a música que vou fazer a coreografia pela primeira vez, eu presto atenção em como a música flui para mim e faço um controle do tempo com isso. Tipo essa parte ficará melhor se darçarmos mais devagar, e também procuro as partes que precisam de uma mudança repentina de tempo.

Em “Mansae”, a parte em que você foi para a frente deixou uma impressão marcante.
Quando apresentamos Mansae pela primeira vez, a audiência estava gritando durante essa parte. Eu não esperava por isso, essa parte não tem tanto efeito. A coreografia acaba sendo melhor do que eu imagino porque ela é feita por todo mundo.

Tão humilde.
Não, é sério. Nosso time tem um hyung coreógrafo e também um diretor criativo. E os membros também dão muitas ideias. Por isso que, quando eu sou o único que recebe destaque pela coreografia, eu me sinto mal pelos outros. É o trabalho duro de todo mundo, na verdade.

Como é a reação dos membros quando você mostra uma coreografia?
Eu nunca mostro a coreografia sozinho. Geralmente nós gravamos juntos e assistimos para que nos sintamos orgulhosos juntos. Durante a primeira pré-gravação de nossa primeira apresentação, eu saí pensando “está pronto, eu vou colocar tudo para fora.” Eu quero conquistar todas as pessoas que estão vendo. Nós nos reunimos e falamos sobre isso. Nós deveríamos, no mínimo, ser os melhores uma vez depois de debutarmos. Essas palavras tem um sentimento inxplicável. Eu acho que precisamos preservar e segurar esse sentimento.

Como vocês lidam com opiniões diferentes/sugestões?
Quando éramos trainees, nós sempre gravávamos uns aos outros com uma câmera, e quando monitorávamos, procurávamos a pessoa com a melhor expressão. Eu ainda era jovem naquela época, e algumas vezes a pessoa que escolhi não foi tão bem. Nesses momentos, nosso diretor criativo estava sempre conosco e nós assistia.

Como vocês ficaram mais próximos uns dos outros?
Hm… Posso falar isso? Coisas tipo peidar na frente dos outros (ri). Nós moramos juntos, então aconteceu naturalmente. Houveram vezes que entramos em conflito, mas depois de superarmos pudemos ficar próximos como uma família. As naturezas dos membros são boas e gentis, então não acontecem coisas como brigas físicas.

Tem algum gesto ou expressão que você acha que combine com algum membro?
Por exemplo, Dokyeom combina mais com gestos selvagens, enquanto Seungkwan combina mais com coreografias fofas. Eu tinha muitas preocupações enquanto pensava em como fazer isso combinar. Não é como se eu pudesse escolher o movimento que eu gosto ou quero, tem que ser o que mais combina com eles. O que eles possam expressar com facilidade e conforto. Geralmente, pode ser visto melhor pela TV, então eu sempre me pergunto como nossos fãs se sentem enquanto assistem.

Como foi quando você viu as reações dos fãs durante seu primeiro show?
Como estou no Performance Team, eu não tenho muitas oportunidades de ver a audiência enquanto danço. É por isso que, toda vez que terminavámos a presentação e parávamos para falar, eu me sentia muito feliz de poder ver a audiência.

Não é cansativo? Você faz a coreografia do time desde o debut até agora.
Eu sinto um pouco do fardo, mas todos ajudam então eu não penso muito sobre isso. Eu sempre penso sobre o que temos que fazer para mostrar uma apresentação melhor. A empresa também não me pressiona muito e todos ajudam um pouco. Nós discutimos muito sobre a coreografia com os membros e com o coreógrafo.

De onde você consegue essas ideias?
Quando estou fazendo isso ou aquilo. Também há vezes que usei filmes como referência. Para algumas músicas, eu tive ideias repentinas. Em “OMG”, nós amarramos lenços de cores diferentes durante o showcase, mas não fizemos isso nos shows (ri). Enquanto fazia a coreografia de ‘Mansae’, eu pesquisei muito sobre esportes. Eu acho que Vernon e S.Coups combinam com esse tema esportivo. Quando fazia “Adore U”, eu vi os membros brincando pela janela da sala de ensaio, e foi aí que pensei que quero mostrar esse lado, como garotos brincalhões.

Existe a possibilidade de atividades solo, no futuro distante? Talvez alguns fãs esperem por isso.
Talvez, no futuro distante, mas não por enquanto.

Então, quando você acha que o “futuro distante” chegará?
Depois que chegarmos ao topo e quando tivermos certeza de que vamos continuar lá, talvez. O time é tão precioso, e eu realmente quero que ele tenha sucesso antes de qualquer coisa.

Você também sorriu muito quando receberam o Rookie Award (ri).
Ah, nós realmente não esperávamos. Geralmente eu choro, acho que estou ficando mais forte (ri).

Então, agora você sente todo o amor que vocês recebem?
Durante o show foi quando eu mais senti isso. O som da platéia naquele momento. Eu ainda me lembro. É muito bom. Eu realmente amo o som dos fãs gritando. Por causa disso, eu sinto que esse sonho é um sonho do qual eu nunca vou desisitir. Eu ainda lembro de quando torceram por mim no festival da escola. É inesquecível.

O que você pensa quando olha para seus fãs?
Depois de me tornar trainee, tudo que eu fiz foi praticar, e por isso que nossos fãs são tão preciosos. Eu não fiz nada para eles mas eles gostam de mim e me amam e eu me sinto muito agradecido. Eu me sinto realmente abençoado.

Que tipo de apresentação você quer mostrar para seus fãs?
É algo apenas na minha imaginação, mas eu quero me apresentar em um palco tão grande que não consígamos aguentar sozinhos. Um palco tão grande que as pessoas pareçam menores que formigas. Eu estarei no palco, com as luzes ao redor e todos gritando. Primeiro, eu apenas sentirei tudo. Então, ficará quieto, e começará. A audiência grita e eu ando pelo palco. E meu foco estará todo na apresentação. Eu quero que comece assim…

Como você quer que as pessoas lembrem do SEVENTEEN?
Ah, como um time cheio de paixão que considera cada apresentação preciosa. Esse tipo de time.

TRAD
cor/ing: 6veryday
ing/pt-br: Isa – Seventeen Brasil

Cr. scans: 17graphy

S.Coups | Jeonghan | Joshua | Jun | Hoshi | Wonwoo | Woozi | DK | Mingyu | The8 | Seungkwan | Vernon | Dino

COMENTÁRIOS