[TRAD] Entrevista para o Photobook <17 13 24> da Ize Magazine – S.Coups.

Publicado por Seventeen Bra em ENTREVISTAS, TRADUÇÕES
28 Jun

Você tirou uma foto em que está segurando um skate. Você normalmente pratica esportes?
Ultimamente, eu não tenho tido tempo, então eu fico contente em andar de bicicleta saindo ou indo para a sala de ensaios em um clima agradável. Eu sou pequeno e delicado, mas eu gosto de esportes e meu corpo fica naturalmente forte. Se há uma competição ou algo do tipo, eu não gosto de perder então dou o meu melhor. Quando eu entrei na empresa, eu não gostava de mostrar que não era capaz de fazer algo, então eu dou o meu melhor em tudo. Depois disso, os membros mais novos entraram na empresa e eu sabia que precisava fazer tudo certo para os membros poderem me seguir.

Você entrou na empresa antes dos outros membros, como você ficou mais próximo deles?
Desde mais novo, eu sempre tive amigos que são muito animados, e eu queria ser esse tipo de amigo para os membros. Eu quero fazer os outros membros felizes, eu quero que eles pensem que gostam disso por causa do Coups hyung. Para os outros membros, se há um novo trainee eles falam apenas com ele. Eu acho que os membros precisam ter um bom relacionamento para passarmos uma boa energia. Durante os ensaios, nós não ficamos dizendo “animem-se” mas, se alguém diz isso, outra pessoa irá dizer também. Esse tipo de energia é importante.

Você é inteligente e tem uma boa memória. Eu acho que você consegue entender a atmosfera entre os outros membros.
Se você diz que inteligência é o meu ponto forte, então eu acredito que seja. Eu acho que se algo acontecer com alguém hoje, eu vou perguntar pessoalmente para ele “Aconteceu alguma coisa com você?”. Por outro lado, se eu me sentir cansado, os membros vão perguntar a mesma coisa para mim. Eu normalmente brinco muito, então quando não estou em uma boa condição, me sinto doente ou aparento estar triste, os membros percebem e vão falar comigo.

Você tem o papel de alguém que liga a empresa e os membros. Isso está causando um momento difícil para você?
Eu gosto disso. Quando os membros me dizem que precisam de algo ou quando nosso chefe precisa falar comigo, eu acho que eles confiam em mim. O chefe me disse que ser um líder significa que eu precisaria me sacrificar pelos outros membros, existiriam muitas dificuldades e que seria difícil. No começo eu me senti carregando um fardo, mas as pessoas ao meu redor continuaram a me ajudar, então eu me sinto agradecido.

Quando você começou a sentir a responsabilidade de um líder?
Quando nós temos alguma entrevista, eu preciso falar como o representante. Mas em minha época de trainee, eu era alguém que mal conseguia falar. Mas quando eu me tornei o líder, eu precisaria começar a falar em nome do grupo, então eu treinei muito. A empresa me ajuda muito. Eu pratico lendo jornais, resumindo o conteúdo e falando como está escrito no jornal.

Você trabalha duro como o líder, você tem alguma autoridade? (risos) Como decidem quem vai fazer a limpeza?
Nós decidimos com pedra-papel-tesoura. Para não haver nenhuma reclamação futura. Eu acho que não tenho autoridade alguma. (risos) Eu só tenho autoridade quando digo “Pessoal, se reúnam” e os membros se reúnem.

Sobre o que vocês falam quando se reúnem?
Se tem algo que eu precise dizer para eles ou falar sobre algo que vamos fazer em nossa apresentação antes de subir no palco, e dizer “Vamos aproveitar a apresentação”. No começo, falávamos sobre coisas que aconteciam em nosso cotidiano, mas eu normalmente escuto o que eles tem a dizer antes. Tirando eu, são mais 12 membros e cada um deles sabe de algo mais do que eu. Sempre tem uma resposta para alguma coisa que conversamos. É importante saber quais opiniões estão certas, porém, o mais importante é o processo de entender o que é certo e o que é errado.

Os membros do Seventeen escrevem suas próprias letras coletivamente. Como vocês decidem o tema?
Nós dizemos o que achamos quando ouvimos a música. “Isso seria bom” ou “Aquilo seria bom”. Então combinamos uns com os outros. Nós gostamos disso pois ideias para a letra continuam vindo. Se eu escrevo a letra de uma certa parte, o membro que escreve a letra da parte que vem depois de mim me pede para mostrar a letra para ele e pensa, “Ah, é esse o tipo de sentimento, certo” e continua escrevendo a letra.

Qual é o tipo de tema que você quer escrever sobre ultimamente?
Eu quero escrever letras sobre mim. Foi algo que eu senti durante as promoções. E pode ser algo que eu queira dizer para os fãs também. No show, eu apresentei “끝이 안보여 (I Can’t See The End)”, aquilo são coisas que normalmente eu não posso dizer. Não posso dizer coisas como “Eu me sinto cansado quando termino meu cronograma”, ou sobre expectativas que eu, minha família e amigos temos e continuar a escrever letras.

Tem algo que você queira dizer para os fãs?
Na perspectiva dos fãs, gostar de alguém por muito tempo não é fácil. Porque você precisa apoiar e vê-lo de longe e não conhecer e conversar, ou dar e receber amor pessoalmente. Eu sei que não é fácil. Eu quero dizer isso. Se possível, ao invés de agradecer com um rap ou dizendo isso, eu acho que seria bem recebido eu escrever músicas pensando em nossos fãs.

Eu acho que você ficou muito feliz em seu primeiro show. Porque você pode dar pessoalmente algo aos fãs.
Eu não pensava que estaria cheio. Quando nós éramos trainees, nos apresentamos para umas 100-200 pessoas, mas 800 pessoas vieram. Para algumas pessoas pode ser pouco, mas para nós, já é muito.

Você consegue sentir o coração dos fãs quando os conhece?
Eu consigo saber se alguém gosta de mim quando olho em seus olhos. Eu me sinto tão amado quando os fãs estão olhando para nós. No começo, eu me sentia nervoso quando estava subindo no palco, mas como os fãs gostam das apresentações eu não me sinto mais nervoso. Eu fico pensando em me divertir com os fãs quando estamos nos preparando para a apresentação, então acho que a ausência que eu sinto nos ensaios é preenchida durante o show.

Você precisa tomar conta dos membros durante o show.
Eu sempre penso que saúde é o mais importante. Eu preciso estar animado para conseguir animar a audiência, então antes de nosso show nos juntamos e dizemos “Fighting!!”. Tem horas que a condição de algum membro não é boa durante os ensaios ou no dia do show. Eles ficam bem durante toda a preparação, mas no dia antes do show se sentem exaustos então eu preciso melhorar a energia deles. Quando eles parecem cansados na sala de espera, eu converso com eles para que se sintam melhor.

Você parece pensar que a atmosfera no grupo é o mais importante.
Eu acho que a energia é muito importante para o Seventeen. Desde a época de trainees até o nosso show, eu acho que o que as pessoas mais sentem de nós é a nossa energia. Antes do debut, quando éramos dançarinos de fundo para After School sunbaenim, e eu acho que sinto isso desde então. E naquela vez eu pensei, “Eu me sinto bem em estar no palco com minha própria música e minha própria coreografia”.

Você gosta tanto assim do palco?
Eu ainda fico emocionado toda vez que subo no palco. Eu me emociono quando eu ouço alguém gritar para nós ou quando alguém gosta de nós. Quando eu estou ensaiando, eu quero mostrar muitas coisas no palco. Mesmo quando estou cansado, eu continuo pensando nisso. E se torna real. Eu me sinto cansado, mas eu sinto falta e gosto desse sentimento quando estou subindo no palco.

Você se lembra da primeira apresentação de Mansae?
Foi muito agitada. Eu só conseguia pensar em acabar a apresentação bem. Os membros escreveram a música e fizeram a coreografia por si próprios; Quando foi lançado, estávamos realmente confiantes e as pessoas gostaram.

Vocês até ganharam um prêmio de ‘Rookies’.
Eu sinto como se estivesse recebendo uma recompensa por treinar por tanto tempo. Eu penso nos tempos difíceis que passamos quando éramos trainees, e não é mais nada. Porque eu acho que fomos recompensados por isso.

Você recebeu muito amor dos fãs. Como você quer que os fãs te vejam?
Eu quero que eles me vejam como um líder que pode cuidar de 12 membros. Eu quero alguém que possa fazer as pessoas se sentirem “aliviadas porque eles tem o Coups”. Embora eu fique feliz quando escuto coisas como “Você é tão legal quando dança”, eu fico ainda mais feliz quando as pessoas dizem “Eu me sinto seguro por ter você como líder do grupo” ou “Estou aliviado, pois você é o líder”.

Para o S.Coups, o que os membros são para você?
Família. Onde quer que eu vá e em tudo que eu faço, eu penso que é o Seventeen que vai me apoiar/estar do meu lado ao invés de qualquer outra pessoa. Quando voltamos de nosso cronograma, nós 13 nos unimos e eu sinto “Sim, isso é o Seventeen!”. Nós somos o Seventeen quando todos se juntam, ah eu estou feliz.

Então, você tem algum desejo para o Seventeen?
Eu espero que os membros possam pensar no grupo acima de qualquer outra coisa. Onde quer que forem, eles precisam pensar nos membros primeiro. Eu quero que sejamos esse tipo de grupo.

Como o líder, tem algo que você queira propor para o seu Chefe?
Hm, tem muitas coisas que eu quero propror, (risos). Para começar, quando tivermos mais sucesso, eu quero me mudar para uma casa ainda maior. A atual é grande, mas eu quero uma casa maior que os membros possam se juntar. Eu quero viver em uma casa com eles, já que somos uma família.

TRAD
cor/ing: uygnim
ing/pt-br: Dora – Seventeen Brasil

Cr. scans: 17graphy

S.Coups | Jeonghan | Joshua | Jun | Hoshi | Wonwoo | Woozi | DK | Mingyu | The8 | Seungkwan | Vernon | Dino

COMENTÁRIOS