[TRAD] Entrevista para o Photobook <17 13 24> da Ize Magazine – Wonwoo.

Publicado por Belle em ENTREVISTAS, TRADUÇÕES
28 Jun

Seu apelido é mago dos idiomas, certo?
Sim, pelo fato de eu saber palavras em línguas diversas e também porque recebi um bom nível de certificação no Hanja (caractere chinês). Isso aconteceu quando eu era um aluno do quarto ou quinto ano. Então me destaquei por saber mais palavras em outros idiomas do que as outras crianças. Quando eu uso isso, os membros ficam falando ‘Uau!’, como se eles estivessem admirados.

E você também gosta de livros.
Ah, sim… Dentre os outros membros, sou o que realmente mais gosta de ler, então continuo procurando novos livros. Mesmo assim, não tenho algo que eu tenha lido recentemente. Durante as promoções de Mansae tentei ler a saga de Sherlock Holmes. Eu adoro romances de ficção, especialmente os livros de Holmes, eles se encaixam no meu estilo. Depois de terminar Sherlock Holmes, eu li ‘The Miracles of the Namiya General Store’. Acabo lendo livros ocasionalmente assim e também gosto de histórias em quadrinhos.

Você lê livros constantemente desde que é jovem?
Sim, meus pais compraram os livros ‘Records of Three Kingdoms’ e ‘Saiyuki’ pra mim. Quando eu era mais novo, gastei muito tempo lendo os livros. Como isso se tornou comum, procurei pelos personagens novamente. Ainda que ‘Records of Three Kingdoms’ seja uma obra muito antiga, eu o reli várias vezes.

Já que você conhece muitas palavras, isso ajuda quando você escreve seu rap?
Sim, meus modelos são o Tablo-sunbaenim e o rapper estrangeiro Lupe Fiasco. Essas pessoas escrevem o rap como um poema. Por causa disso, eu acho que saber muitas palavras ajuda bastante e eu também quero compor assim.

Você tem alguma música que gosta muito da letra?
Sim, tem uma música do Tablo-sunbaenim que se chama ‘Trace’… Tem uma parte da letra que diz “Algo bonito que surge de coisas horríveis, isso com certeza é belo”. A pobreza de um homem às vezes é uma coisa boa para as outras pessoas e quando nós falamos sobre problemas sociais como e esse tentamos resolvê-los, eu posso sentir a letra da música.

Em ‘Fronting’, eu gosto da letra que você escreveu “Sob as luzes vermelhas, o que você acha de nos beijarmos?”. Eu imagino a situação na minha cabeça.
Eu também escrevi a letra imaginando a cena. A partir da minha imaginação – já que eu gosto de assistir dramas e filmes -, todas as vezes em que componho meu rap, eu fico fazendo isso. É algo como escrever a minha imaginação enquanto penso que sou o personagem principal, então eu penso no que quero fazer e mostrar através da letra da música, eu faço esse estilo. Acho que foi assim que essas composições surgiram.

Desde quando você sente que o seu amor próprio é forte?
Desde que eu era mais novo, meus pais me ensinaram assim. A me amar ao máximo. Por exemplo, os que não têm muito orgulho da própria aparência dizem, “Não pareço muito bem hoje”, e eu respondo, ” Como isso pode acontecer?” e os animo. Eu sempre tenho auto confiança nesse tipo de coisa, então mesmo se meu rosto estiver um pouco inchado, eu tenho uma mentalidade que diz, “Não, eu sou o melhor”.

Os fãs também já perceberam que você é diferente de quando esta no palco e fora dele, quando você acha que eles perceberam isso?
Ah, por conta de todas as atividades cansativas que fazemos, às vezes a minha mente fica um branco então eu começo a agir do jeito que eu quero. Se você ver os vídeos de backstage, até eu mesmo penso ‘ah, isso está bem engraçado’. Então acho que foi com isso, eu não queria agir daquele jeito.

Mas não é você no famoso vídeo ‘Dançarino Lendário da Escola Secundária Pallyong’? (risos)
É um vídeo de quando eu dancei no festival da minha escola, e o vídeo se tornou um hit. Eu nunca tive a chance de aprender a dançar, mas meus amigos disseram… Bom, é só para o festival então vamos dar uma chance à dança, por causa daquilo eu treinei 2 anos. Nós não tínhamos nenhum clube de dança ou nada do tipo. Honestamente, naquele tempo eu não era interessado em dançar, mais ainda em coisas que tinham uma pegada de balada ou rock.

Naquele tempo, você acha que dançava bem?
Eu fiz aquilo pensando em fazer no mínimo o suficiente para mostrar as pessoas, mas se eu for pensar nisso agora, eu não acho que tenha ido muito bem. Eu acho que parecia um boneco de madeira.

Além dos seus talentos, você ficou mais alto, não?
Hm. Sim. Quando eu virei trainee, eu estava no oitavo ano. Na época eu era parecido com o Hoshi, mas agora eu sou o mais alto depois do Mingyu. Tenho a mesma altura do Jun. Comparado a antes eu cresci uns 13, 14cm. Era para eu ser mais alto na verdade, mas diminui quando eu vim para cá. Meu pai é alto e minha mãe também não é baixa… Meu irmão está se preparando para ser modelo. Ele é muito mais alto do que eu, e quando eu olho para ele eu penso muito nisso, “Ah, se eu dormisse direito eu seria mais alto”.

Você sabe que consegue produzir uma aura sensual?
Se eu estiver em uma sessão de fotos, as pessoas a minha volta dizem isso. Algumas vezes quando eu vejo as foto, eu também consigo perceber essa aura, ah, espera, isso se tornou um declaração de amor próprio (risos). Mas já que isso acaba aparecendo (a aura), eu posso usar e controlar meu charme no palco.

Em qual momento você sente que mais fica sexy?
Teve uma fase que eu sempre parecia estar brilhando, quando eu comecei a controlar isso, depois dessa fase, muita pessoas disseram, que eu parecia sexy. Também quando estou no palco, eu imagino um ponto imaginário e o encaro, desse jeito eu posso manter minha pose sexy. De inicio, eu parecia sexy quando mostrava, acidentalmente, uma expressão de doente, agora eu já achei a minha própria expressão sensual.

No SMA, a apresentação de Hallucination com participação sua também virou assunto.
Eu tinha acabado de terminar as gravações para um programa (OFD) e quando eu voltei para Seoul eu descobri que eu ia fazer aquela performance, eu descobri muito em cima da hora. Eu só tive dois dias para treinar e eu não estava familiarizado com a música. Quando ouvi sobre isso eu pensei, ‘Mas é muita coisa, muita letra para lembrar, como eu faço isso?’ Mesmo assim, eu tentei me lembrar e abri mão das outras práticas. Mas quando eu estava prestes a subir no palco, eu não conseguia me lembrar da letra, então quando eu estava no palco eu só pensava sobre a letra, eu não pensei em como transmitir o sentimento. Foi bem lamentável, se pelo menos eu tivesse tido mais tempo teria sido melhor.

Pessoalmente, tem alguma coisa que você tem tentado?
Eu sou muito ganancioso, então eu quero tentar todos os gêneros sem nenhum limite, hm, eu também quero tentar não só a parte do rap, mas também a parte vocal. Eu realmente gosto de cantar mas eu ainda não sou tão bom.

Qual é a música que você é mais confiante em cantar?
You Are My Spring – Seong Shi Kyung, eu gosto dessa música então eu a tenho cantado muito, recentemente. Para mim é mais uma música que eu quero que as pessoas ouçam (no sentido do significado da música) do que uma música que eu sou confiante em cantar. Para ser honesto, quando eu e os membros vamos ao karaokê, eu acho que sou o que mais canta. Primeiro eu canto uma balada e depois, claro, rock. Eu coloco meu pé na mesa enquanto mexo minha cabeça loucamente.

Uau, é surpreendente saber disso.
Recentemente todos os membros ficaram assim (surpresos). De primeira, eles disseram ‘é difícil se aproximar de você, hyung.’ A primeira impressão que eu passo às pessoas é que sou frio e um pouco… não muito expressivo com palavras sobre meus sentimentos. Eu percebi que no passado eu era assim, então por causa dessa impressão fria eu precisei mudar.

Você deve ser assim também (não ser frio) com os fãs?
Sim. Nas redes sociais, quando eu posto um comentário, eu considero muito isso. Mesmo sabendo que é só uma resposta a uma pergunta, eu demoro cerca de 3 minutos para responder. Já que eu sou bem lento em comparação aos membros, tem algumas perguntas do tipo ‘a digitação do Wonwoo não é muito lenta?’. Minha digitação é na verdade bem rápida, cerca de 500-550 traços, então na verdade eu sou o mais rápido em digitar entre os membros. Então quando uma pergunta dessas aparece, eu penso ‘ah eu digito rápido, mas como posso explicar isso?’

Você parece ser muito cuidadoso com suas palavras.
Pessoas já foram magoadas pelas minhas palavras. Eu realmente não quero trazer nenhuma dor a ninguém.

TRAD
cor/ing: wonlywoo
ing/pt-br: Ju, Ana e Andy – Seventeen Brasil

Cr. scans: 17graphy

S.Coups | Jeonghan | Joshua | Jun | Hoshi | Wonwoo | Woozi | DK | Mingyu | The8 | Seungkwan | Vernon | Dino

COMENTÁRIOS