[TRAD] Entrevista da Hip Hop Unit para a revista Dazed Korea.

Publicado por Belle em ENTREVISTAS, TRADUÇÕES
24 Dec

Entrevista da Hip Hop Unit do SEVENTEEN para a revista Dazed and Confused Korea, edição de Janeiro de 2017.


São 9h de uma segunda-feira. Durante os dois longos meses de projeto, pude me encontrar com o Performance Team e Vocal Team do SEVENTEEN em boas condições depois de dormirem, então me senti mal por não conseguir me encontrar com o Hip-hop Team nas mesmas condições. Eles provavelmente estavam cansados, então fiquei agradecido que eles tinham acordado bem.

Todos: Por mais que tenhamos feito uma transmissão musical ontem, no domingo, estamos bem, já que conseguimos dormir mais cedo do que o usual. Nós estamos em boas condições.

Isso é bom. Depois de dormir no domingo, vi o SEVENTEEN numa transmissão musical. Me senti feliz por algum motivo. Hoje marca o dia de encontro com todos os treze membros do SEVENTEEN. Parabéns pelo comeback.
Todos: Muito, muito obrigado.
SC: Nós nos preocupamos bastante antes do comeback. Preparamos uma performance que é levemente diferente dos nossos álbuns antigos, então nos preocupávamos se nossos fãs, ‘Carats’, iriam gostar. Porém, todos mostraram muito amor por ela, então estou muito grato e feliz.

As transmissões musicais parecem começar mais cedo agora. Que horas vocês acordam?
SC: Acho que acordei às 3h da manhã ontem. Fizemos as pré-gravações às 7h, tivemos alguns compromissos e terminamos com a transmissão ao meio dia. E tivemos o fansign em seguida. Mas, incrivelmente, não nos sentimos nem um pouco cansados.

Durante esses três meses, eu senti que os líderes de cada unit, Hoshi e Woozi, deixaram uma grande impressão em mim. Agora posso conhecer o líder da Hip Hop Unit do SEVENTEEN, assim como o mais velho hyung dos treze membros, S. Coups. Você parece alguém com quem os outros podem contar.
SC: Ser líder de treze membros parecia um grande fardo, mas agora me sinto confortável. Eu vejo isso como ser apenas um hyung ou amigo. Já que todo mundo se dá bem por contra própria, eu não me preocupo muito. Sou muito grato.
MG: A consideração do Coups hyung pelas pessoas é realmente a melhor. Você vai ser capaz de experienciar o melhor em ser considerado hoje (risos).

Uma semana se passou desde seu comeback. Vou preparar o clima corretamente, então favor apresentem seu terceiro mini álbum, assim como o single ‘BOOM BOOM’.
MG: Para esse mini-álbum, mantivemos o anterior “jeito SEVENTEEN”, mas há também um lado em que nos desviamos desse caminho. Durante a época logo após o debut, nós mostramos muito nosso lado radiante e energético, mas trabalhamos duro dessa vez para adicionar um pouco mais de masculinidade a esses lados anteriores. Já que queríamos voltar com um lado mais maduro e maneiro, todos os membros trabalharam muito se exercitando e cuidando de si mesmos de forma consistente. Pessoalmente, gosto de todas as faixas desse álbum. É do meu estilo.
VN: Sinto que esse é o álbum o qual tenho orgulho próprio. Woozi hyung, que participou da produção de todos o nossos álbuns, comentou que sentia que dentre todos os álbuns anteriores, esse parece ser o mais maduro e aperfeiçoado musicalmente. Eu estou muito orgulhoso. Sinto que nos tornamos mais maduros do que antes e me sinto assim tanto em relação aos membros individualmente, quanto aos nossos apresentações.
WW: Acho que posso dizer que esse foi um álbum pelo qual nos importamos muito, musicalmente falando.
Está cheio de músicas que apresentam uma grande variação de gêneros, mas queríamos mostrar que nós 13 somos capazes de experimentar vários tipos diferentes de gêneros sonoros. Já que queríamos mostrar uma música que tem alta qualidade de acabamento, todo mundo trabalhou duro e se preparou para isso.
SC: Eu não achei que os outros membros iriam explicar tão bem assim, estou surpreso! ‘BOOM BOOM’ é uma música que retrata o momento em que nosso coração está batendo enquanto corremos em direção aos nosso sonho. Nós queremos passar essa imagem de um SEVENTEEN apaixonado, já que uma das grandes qualidades do grupo é sua energia. Isso parece ser um processo de crescimento de menino para um jovem adulto.

Eu ouvi atenciosamente todas as músicas do SEVENTEEN essa semana. Eu acho que o início do álbum estava capturando uma imagem nova, brilhante e saudável e gostei muito, mas para o final do álbum, existe uma série de baladas. Estou curioso para saber mais sobre a música da Hip Hip Unit no álbum, 기대 (Lean On Me).
SC: O Hip-hop Team é que usualmente fica encarregado dos raps, mas queriamos mostrar um lado novo nosso para os fãs, e os fãs também queriam isso. Essa foi uma música que já tínhamos mostrado num concerto antes de colocá-la no álbum. Já que somos sempre quem recebe tudo dos fãs, queriamos retribuir com algo. Para ser honesto, muitas pessoas estão passando por dificuldades e estão cansadas agora, certo? Nós queríamos ser uma espécie de recuperação. ‘Apoie-se em nós’* quando você estiver passando por dificuldades.
*Trocadilho com a faixa ‘Lean On Me’ do álbum novo.
MG: Como Coups-hyung disse, não foi uma música que fizemos para o álbum, mas sim para mostrar um lado diferente do Hip Hop Team durante o show. Mas, como muitas pessoas demonstraram amor pela música, nós decidimos acrescentá-la ao álbum.
WW: Fiquei muito apegado a essa música. Quando planejamos essa música, eu gostava do que ela queria passar e o sentimento ao ouvi-la. Eu fico emocionado toda vez que tocamos essa música em nossos shows, então queria muito colocá-la no álbum.

Eu fiquei bem surpreso porque os 4 membros da Hip Hop Unit tem vocais muito bons. Agora vejo que as vozes de vocês são muito legais.
SC: Já que somos pessoas que fazem rap, existem algumas coisas as quais nos sentimos mais confortáveis cantando. A Vocal Unit canta com a responsabilidade de fazer bonito, enquanto nós apenas precisamos cantar confortavelmente, de forma que podemos cantar e combinar com a música sem muitas preocupações.
Todos: Se você achou que nossas vozes são boas, é porque não faz muito tempo desde que acordamos (risos). Obrigado pelo elogio.

Quando eu conheci Woozi no mês passado, ele disse que queria colocar uma música para os fãs na tracklist. Eu estava me perguntando se a balada ‘Smile Flower’ seria uma boa opção.
SC: É isso aí. É uma música criada com palavras que queríamos dizer aos fãs assim como aos nossos membros.
VN: Eu gosto muito da letra dessa música. Como esperado, a melodia é boa e quando a cantamos no exibição do comeback, me senti emocionado.
WW: A música do Woozi, assim como as letras, são admiráveis. As expressões são muito bonitas, então eu ouço com frequência.
MG: Espero que os fãs possam escutá-la e se sentirem reconfortados. Sinto como se, então, posso ser verdadeiramente feliz.

Vocês devem estar felizes de poder subir no palco com uma nova música.
WW: Foi muito legal. E meu coração estava acelerado! Esses dias, eu só consigo pensar que estou me divertindo bastante.
SC: Embora eu estivesse nervoso para a nossa primeira performance, meu coração se acalmou quando vi os fãs sentados. Nós ficamos cansados fisicamente enquanto promovemos, mas minha mente sempre se sente em paz e feliz. Eu prefiro que meu corpo fique cansado (do que a mente).
MG: Eu pessoalmente não me sinto sobrecarregado mentalmente (risos). Estou feliz pois recebi muito amor. E tanto quanto recebo, quero retribuir, mostrando meu melhor lado. Toda vez que estou no palco, penso nisso.
VN: Antes do nosso comeback, eu ficava me antecipando e me preocupava muito. Se isso é um pouco vago, a resposta vem pessoalmente assim que você pisa no palco. Por causa do tanto que as pessoas gostaram, eu senti prazer. Me senti animado.

A Performance Team, que eu conheci primeiro, eram saudáveis, positivos e cheio de espírito de luta como esperado. Eu achei que iam ter muitos membros emotivos na Vocal Unit, mas todos eram inesperadamente brilhantes e fofos. Como são os membros da Hip Hop Unit? Eu pergunto porque tem uma imagem pronta que vem com o gênero hip hop.
SC: Acho que estamos no meio da Performance e Vocal Unit. Como os treze membros do SEVENTEEN, é importante nos misturarmos bem um com o outro. Já que todos os membros trabalham em suas músicas, eles são fortes nas suas ideias individuais, mas criam harmonia dentro do time, SEVENTEEN. Eu prefiro enfatizar nossos pontos individuais positivos, mas acho que é porque conhecemos bem os pensamentos uns dos outros.

Conforme eu assisto as performances do SEVENTEEN, eu sinto que vocês são realmente e firmemente completos agora. Performances, músicas, visual, tudo. Parece que vocês estão seguros do caminho para o sucesso?
MG: Ah, essas são palavras me deixam realmente feliz. Algo como elas são muito boas de ouvir a qualquer momento e de qualquer um.
VN: Acho que me sinto um pouco mais confortável no palco do que anteriormente. Eu estava tenso antes por receio de errar o que pratiquei, mas agora parece que posso, de alguma forma, controlar isso bem, a ponto de conseguir distinguir claramente os rostos dos fãs olhando para nós.
SC: Obrigado. Essas são palavras que realmente me deixam bem. Enquanto promovemos esse álbum, você pode ver que todos os membros aumentaram sua autoconfiança. Eu posso sentir isso quando estamos no palco. A energia dos membros mudou. Porém, a razão para isso ser possível é os fãs. Estou sendo sincero.

Isso não é algo que eu estou dizendo, mas sinto que 2016 vai ser lembrado como um ano muito importante para o SEVENTEEN.
MG: É verdade. Foi um ano em que fomos capazes de passar por experiências que não conseguimos anteriormente. Recebemos um Prêmio de Rookies e tivemos nossa vitória pela primeira vez (em programas musicais) e também realizamos shows. Senti também como se esse fosse o momento em que eu tive confiança pessoal em dizer “Isso é algo que preciso fazer”. Quando eu era um trainee, pensava que você estava pronto após debutar, mas agora é apenas o começo. E sinto que o que marcou esse começo foi 2016.
WW: Eu me lembrarei desse ano como aquele momento em que estamos nos preparando para correr. Foi como o momento em que estamos aprendendo a andar com os dois pés, após darmos o primeiro passo. Eu quero poder mostrar músicas e performances ainda melhores e mais legais. Eu estou num estado cheio de confiança e desejo. Comparando com 2015, é verdade que eu gosto do SEVENTEEN de 2016 mais. Então espero que 2017 seja algo que eu goste ainda mais.
VN: 2016 foi uma época de abrir meu olhos para um novo mundo. Enquanto estávamos fazendo o Tour pela Ásia, eu pude conhecer fãs de várias etnias e me aproximar de novas culturas, acho que pude ter várias ideias. Esses foram momento muito significativos.
SC: Quando debutamos em 2015, eu senti que nenhum momento poderia me deixar mais feliz do que aquele. E por mais que me sinta triste em dizer isso, eu acho que passei momentos muito mais felizes em 2016. Tem esse sentimento incontrolável que você sente quando percebe que está sendo amado por alguém. Experimentamos coisas que não poderiam acontecer se não tivéssemos escolhido esse caminho. Eu posso dizer, confiantemente, que irei trabalhar mais. Eu acho que 2016 será lembrado como um momento de mudança para o SEVENTEEN.

É 2017. Eu quero ouvir as metas ou planos dos quatro de vocês, Mingyu, Vernon, Wonwoo e S.Coups, não do SEVENTEEN. Só as coisas pequenas. Podem ser resoluções curtas também.
SC: Tem algo em que sempre pensei desde que você trouxe esse assunto de resoluções curtas. Eu quero trabalhar ainda mais duro. Diligentemente. Sinto que existe algo em mim que me faz querer ser mais rígido comigo mesmo.
MG: Eu quero cuidar bem de mim mesmo. Eu quero me exercitar e tentar estudar várias coisas. Como se fosse me preparar para me tornar uma pessoa completa (ri).
VN: Penso sobre como eu deveria cuidar melhor do meu corpo, tanto internamente quanto externamente. Para promover de forma saudável, sinto que esse cuidado é necessário. Também quero ler mais livros e entrar em contato com meus pais com mais frequência.
WW: Eu quero ler 50 livros em 2017. É uma meta que quero cumprir não importa o quê.

Recentemente, assisti uma cerimônia de premiação realizado em Hong Kong na TV. Enquanto davam o discurso de aceitação, um dos membros do SEVENTEEN disse “ídolos auto-produtores”, mas essas palavras ficaram marcadas no meu coração. Não é a primeira vez ouvindo essa frase, mas ainda me sinto dessa forma. Eu gostaria de terminar meu projeto de três longos meses conhecendo as units do SEVENTEEN com uma pergunta óbvia. “Ídolos auto-produtores”. Eu espero que vocês meninos continuem investindo nesse método.
Todos: Nós esperamos isso também. Apesar de ser importante ter boas músicas, nós esperamos que nossa sinceridade possa ser retratada, por isso nós mesmo escrevemos nossas músicas e criamos a coreografia. Pode haver um tempo em que apresentaremos músicas de outras pessoas, mas atualmente, pensamos em deixar as pessoas ouvirem apenas as nossas histórias, por hora.

No futuro, vamos nos encontrar com todos os treze membros do SEVENTEEN e fazer um photoshoot. Fiquem bem e saudáveis.
Todos: Parece bom. Obrigado.
MG: Ah, me sinto de alguma forma meio estranho agora que você disse que acabou.

TRAD
cor/ing: wonlywoo, eostower
ing/pt-br: Lais, Isa, Vee – Seventeen Brasil

SCANS: 17graphy (@PROMEMORIA_526)

COMENTÁRIOS