[TRAD] Entrevista com DK para os folhetos dos shows ‘Say The Name’ no Japão.

Publicado por Belle em ENTREVISTAS, TRADUÇÕES
02 Mar

O nome artístico Dokyeom é escrito “道鎌” em Hanja. Significa “fazer várias coisas”, “ter sucesso em vários caminhos”. Experimentar coisas diferentes, eu gosto muito desse nome que combina comigo.

Eu moro em Seul desde que nasci. Desde a infância eu sou muito curioso então estou sempre disposto a encarar desafios. Quando eu estava o jardim de infância, minha mãe foi pegar um copo em cima da TV e derramou café, eu fiquei tão curioso sobre o que tinha dentro do copo. Fico tão fascinado por esse tipo de coisa simples. Eu morava com meus primos e minha família. Tenho boas memórias das vezes em que ia brincar no supermercado atacado do bairro.

Uma coisa que eu gostava muito durante o fundamental era baseball. Desde a 4ª série eu jogava baseball com meus amigos depois que as aulas acabavam. Minha posição era arremessador. Comecei a gostar de baseball quando li o mangá japonês “MAJOR” e gostei do personagem principal, que era arremessador. Eu gosto de futebol também, jogava bastante na escola. Sempre estive cercado de muitos amigos, e gostava quando contava histórias divertidas e fazia meus amigos rirem. Agora eu sou chamado o “mood maker” do SEVENTEEN, mas acho que desde a infância eu tinha esse papel de fazer os outros se divertirem.

Eu aprendi muitas coisas também. Taekwondo, arte, escrita, inglês e piano. Já que eu sou alguém que gosta de atividades que exijam movimento, meus pais me disseram para me familiarizar com coisas que me fizessem ficar sentado na mesa, então me fizeram estudar artes e redação (ri).

Entre as coisas que eu aprendi, inglês é a que eu acho mais divertida. Eu tenho uma lembrança boa com inglês. No meu 3º ano no ensino fundamental, eu fui para uma competição de inglês e fiquei em 1º lugar! Eu memorizei a frase que apresentaria na competição e ensaiei muito em casa antes. A apresentação foi gravada e meus pais assistiram muitas vezes e me deram conselhos. Desde pequeno eu fico bem falando na frente das pessoas então não fico nervoso. Consegui ganhar um prêmio graças ao apoio dos meus pais e eu agradeci a eles.

No fim do fundamental, apesar de brincar muito com os meus amigos, eu também estava ocupado estudando. Com o objetivo de frequentar uma boa escola de ensino médio, acho que houve momentos em que eu estudei com vontade durante os períodos de provas. Ao mesmo tempo, meu sonho era me tornar um atleta. Eu pensava especialmente em me tornar um arremessador de baseball. Além disso, como eu também amo comer carne, eu pensava, “Dono de açougueiro seria okay~”. Eu como uma porção de carne para 6 pessoas sozinho (ri). Então se eu fosse o dono meu estômago estaria sempre cheio de tanto que eu poderia comer carne, eu pensava nisso (ri). Agora que estou promovendo como SEVENTEEN, eu imagino que seria bom abrir o “Açougueiro Dokyeom” (ri).

Eu pensei em me tornar um cantor quando assisti o programa de variedades “I’m a Singer”, onde grandes artistas competem cantando. Da banda de rock coreana que está ativa desde os anos 90, eu pode ouvir Yoon Do Hyun-ssi cantando “Peppermint Candy”. Apesar de eu já conhecer o nome do Yoon Do Hyun-ssi antes disso, foi a primeira vez que eu o vi cantando na TV. Até o oitavo ano, eu não tinha interesse em cantar, mas fiquei cativado pela performance poderosa e cheia de energia que consegue fazer os ouvintes se divertirem do Yoon Do Hyun-ssi, então eu pensei, “Que legal! Eu também quero tentar cantar num palco assim”.

Desde aquele dia, eu sempre ouço as músicas do Yoon Do Hyun-ssi. Mesmo na escola, nos intervalos, eu cantava pelos corredores e nas salas de descanso (ri). Eu continuava cantando, menos nas aulas. Foi um bom treino, cantar todo dia. Eu fui num karaokê com meus amigos e recebi muitos elogios, então fiquei feliz. E para poder aprender a cantar direito eu decidi entrar para uma escola de música. Pela sugestão de um dos professores da escola, eu tentei uma audição. É claro que eu cantei “Peppermint Candy” do Yoon Do Hyun-ssi, e também “This is the Moment” do musical ‘Jekyll and Hyde’ e “This Song” do 2AM. Eu cantei sem ficar nervoso e com confiança. Apesar de não ter nenhum treino em dança, eu pedi conselhos dos meus amigos bons em dançar antes da audição. Éramos como rivais, mas eles me ensinaram bem e eu fiquei muito grato.

Eu realmente gostei da vida de trainee. Eu podia cantar o quanto eu quisesse e gostava disso, porque antes, fosse na escola ou em casa, ninguém estava prestando atenção (ri). Fiquei feliz porque tinha pessoas me ouvindo cantar todos os dias, e pensava, “Quero ir logo para a aula”. Eu na verdade tinha pouca confiança em dançar. Quando eu me assistia dançar nos vídeos eu pensava, “Oh? Não era assim que eu achava que ficaria (ri)”. Desde então, depois das aulas com os membros, eu treinava e trabalhava duro.

Até o debut, eu não sabia mesmo se tinha melhorado então me preocupava um pouco. Essas coisas eram durante o 17 Project, onde você tinha a chance de passar. Enquanto gravávamos tivemos a oportunidade de reunir os membros e conversar. Tínhamos esse relacionamento de ouvir as preocupações e conversar uns com os outros. Nosso trabalho em equipe ficou forte. Não estou sozinho. 13 pessoas são uma equipe. Por eu pensar assim, minha força cresceu e eu ganhei confiança. Até minha forma de pensar mudou para positiva.

No meio das promoções do SEVENTEEN, eu me diverti com o hobby de assistir animes. Desde criança eu gosto de animes japoneses. No ensino fundamental, eu assisti Naruto e quis virar um ninja, e quando eu assisti One Piece eu quis virar um pirata (ri). Ultimamente eu tenho gostado de “Haikyuu!!”.

Eu acho que encontrar o SEVENTEEN foi o destino. Encontrar grandes amigos, e ser capaz de receber muito amor de pessoas através da música que todos fizemos e preparamos, me deixa muito feliz. No futuro também quero continuar seguindo em frente, com as forças de todos os membros, conseguimos fazer muitas músicas únicas do SEVENTEEN, e por isso seria ótimo se recebessemos muito amor. E se eu tiver a oportunidade de atuar e musicais, eu quero tentar. Eu assisti o musical de rock onde o Yoon Do Hyun-ssi apareceu, “Hedwig”, e fiquei impressionado. Se possível, eu gostaria de estar em um musical como “Hedwig”. Meu objetivo é desafiar coisas diferentes ao melhor das minhas habilidades.

TRAD
jp/cor: moooooccir
cor/ing: two_oh_teen
ing/pt-br: Ju – Seventeen Brasil

COMENTÁRIOS