[TRAD] Entrevista com o Woozi para o livro “Idol’s Studio”, por Hee-A Park.

Publicado por Belle em ENTREVISTAS, TRADUÇÕES
01 Jul

Como um produtor musical, o que pensa ser o ponto forte de cada membro? Começando pelos membros da Performance Unit.
Nosso membro mais jovem, Dino, tem a maior resistência no treino. Ele é do tipo de pessoa cuja sinceridade e cujo esforço são seu maior vigor. Quando estamos gravando também, ele termina facilmente porque ele entra (no estúdio) tendo praticado muito. Suas posições principais eram rap e performance, mas agora ele canta tão bem que fica com muitas das partes vocais.
Quanto ao The8, seu lado sensível é realmente bom. Ele é chinês, mas lê muitos livros em coreano, então ele tem ótimas intuições quando escrevemos letras. Ele contribuiu com bastante ideias para ‘My I’ e ‘Without You’.
Jun tem uma voz excelente. Especificamente a sonoridade que ele possui quando canta notas altas é muito atraente, então nós tentamos realçar isso tanto quanto for possível.
Hoshi é do tipo de pessoa que é cheia de energia em tudo e ele também é um perfeccionista musicalmente. Ele é especialmente capaz de desenvolver conceitos. Ele cresceu assistindo muitos artistas jovens do K-POP, então ele sabe exatamente o que ele quer mostrar no palco. Sua habilidade em expressar isso também é excepcional.

Os membros da Hip-Hop Unit também têm uma individualidade muito forte.

Há tantas coisas a se aprender com o Vernon. Há muitos aspectos musicais que eu nem mesmo pensei a respeito. Não apenas dentro do gênero hip-hop, mas eu quero dizer em geral. Quando nós trabalhamos em ‘Rocket’, Vernon escreveu praticamente todas as suas linhas. A razão para eu estar mencionando isso é porque é um tipo de linha melódica e ritmo que é difícil de vir da minha área musical ou a do Bumzu. É o esboço musical único do Vernon.
No caso do S.Coups, a energia que vem de sua voz é formidável. Se ele entra em uma parte da música em que há uma explosão de sentimentos ou uma parte em que estamos falando sobre algo sério e franco, sua voz é a mais eficiente (em transmitir a mensagem).
Eu acho que Wonwoo tem naturalmente uma ótima voz. Mesmo quando nós trabalhamos ou escrevemos uma canção, há partes em que pensamos, “isso aqui é o Wonwoo”. Em casos assim, quando a empresa divide as partes, eles escolhem as mesmas partes e nos dizem para colocar o Wonwoo ali.
Hmm…e o Mingyu é a arma secreta. Sua sensibilidade musical é excepcional. É um pouco diferente do caso do Vernon, mas mesmo assim ele é um dos membros que traz aquelas ideias que eu nunca pensaria sobre. Ele se esforça por conta
própria também.

A Vocal Unit tem uma mistura de membros que têm sonoridades únicas.

Quando ouço a voz do Jeonghan, eu sinto como se visse a música sendo exibida como um mangá shoujo. Sua aparência é tal como essa imagem também, mas, quando ouço sua voz, parece perfeitamente que uma obra de mangá shoujo está sendo concluída.
A imagem do Joshua é como a de uma pessoa que acorda de manhã e aprecia uma xícara de café e sua voz é adequada a essa imagem. É um timbre que soa agradável.
No entanto, Seungkwan e DK são pessoas que se sobressaem em apenas cantar bem ao deixar esvair uma tremenda quantidade de energia. Especialmente no caso do DK, ele é ambicioso, então a quantidade de prática que ele coloca nisso é excelente e ele também estuda e experimenta vocalmente por si próprio.

É um grupo que tem dois vocalistas principais habilidosos, como Seungkwan e DK.

Seungkwan puxa com mais força, um pouco mais profundamente as emoções, e DK tem uma voz mais firme. Cada um possui um vigor definido. Ambos são vocalistas principais, mas eles têm pontos fortes diferentes. Porém a razão pela qual eu falo sobre eles juntos ao invés de vocalistas independentes é porque também é um ponto importante que eles conheçam as forças um do outro muito bem. Por causa disso, eles ressaltam um ao outro e criam uma grande quantidade de sinergia (cooperação). Parece que eles agora subiram um pouco de nível comparando com antes. Porque não importa o que eu peça a eles, eles fazem perfeitamente.

Bumzu elogiou bastante o Seungkwan porque ele é bom em direção vocal.

Bumzu diz, frequentemente, que ele é um “professor de canto em ascensão” e que ele pode se tornar um ótimo treinador vocal se ele aprender bem. (Risos) Honestamente, há momentos em que minha opinião se torna confusa depois de uma longa sessão de gravação. Quando eu passo o comando a Seungkwan, ele realmente trabalha duro. Ele tem uma boa energia. Mesmo quando ele está direcionando, ele diz, “Sim, você está indo bem. É isso, aí mesmo. Um pouquinho mais!”, e prossegue com uma atitude positiva. Isso é uma característica que nem eu nem Bumzu possuímos, então mesmo quando nós praticamos junto com os outros, eu intencionalmente evito interferir. Já que eu sou a pessoa que escreve a música, se eu digo algo, parece que os membros se sentem pressionados em pensar que esse deve ser o único jeito de fazer isso. No entanto, se Seungkwan diz isso plenamente, mas de forma mais enérgica, os membros praticam e gravam com uma atitude mais confiante. É uma habilidade incrível.

TRAD:
Cor/ing: be_17forever
Ing/pt-br: Bae – Seventeen Brasil

COMENTÁRIOS