[NEWS] Soompi: 10 B-Sides do SEVENTEEN que você deveria ouvir agora mesmo.

Publicado por Lena em NOTÍCIAS, post
17 Jan

Eu pensei que seria legal começar 2019 assumindo um desafio, e o desafio que escolhi foi selecionar 10 das faixas B-Sides* do SEVENTEEN para apresentar. Eu sei, eu sei, no que eu estava pensando?!

CARATS (fandom do SEVENTEEN) entenderão o quanto essa é uma missão difícil. Primeiramente, para a carreira relativamente pequena do SEVENTEEN, eles têm bastantes faixas. Sobretudo, elas são todas realmente, verdadeiramente boas! Uma das vantagens do SEVENTEEN e seus muitos integrantes é que eles frequentemente podem mesclar, combinar e experimentar diferentes estilos e gêneros musicais sem comprometer seu som original. E é por conta disso que temos um grande acervo para escolher, e um que tive uma dificuldade em limitar de doer o coração.

Então para eventuais leitores, confiem em mim quando digo que vocês devem definitivamente dar uma chance a essas músicas; e para os CARATS que certamente terão uma lista diferente, peguem leve comigo!

Notas: esta lista não está em nenhuma ordem em particular, e as músicas foram escolhidas pela música em si, desconsiderando o aspecto da coreografia (este é um assunto totalmente diferente).

*B-sides são canções de um álbum ou artista que não são faixas-título, ou seja, canções menos conhecidas pelo público geral.

  1.Shining Diamond
Álbum: 17 Carat (2015)
Intérpretes: todos

“Então olhe cuidadosamente, eu sou aquele diamante
Você será surpreendido com nossa força
Quando você olha para esta perfeita combinação
Você gostará de nós também, definitivamente – Eu ganharei seu olhar”

Shining Diamond foi apresentada no projeto de debut do SEVENTEEN, e foi considerada para ser sua música de debut, mas acabou por ser apenas uma faixa B-side. Isso deve te dar uma dica do quão forte foi o debut destes garotos, visto que qualquer canção do álbum era uma faixa título em potencial. Esta música é simplesmente um bop* divertido, com instrumentos de sopro realçando a energia elevada do refrão. E a frase frequentemente dita pelos CARATS — “Slip into the diamond life (entre para a vida de diamante)” — nasceu desta música, assim como o nome do fandom “CARAT”.

*Bop pode ser usado para se referir a uma canção animada e dançante.

    2.Without You (모자를 눌러 쓰고)
Álbum: TEEN, AGE (2017)
Intérpretes: todos

“Não importa o quão difícil qualquer coisa seja
Você não tem que estar sozinho
Volte, eu estou pronto para ouvir
Onde quer que esteja, se você consegue ouvir minhas palavras
Eu vou te fazer brilhar nos meus olhos, por favor”

“Without You” é do mesmo gênero de “Don’t Wanna Cry”, na qual é de mesmo modo um EDM orquestral. Os sintetizadores entram em cena durante as primeiras batidas, e estabelecem o tom graciosamente. O ritmo moderadamente rápido também esconde o fato de que a letra na verdade é surpreendentemente triste e sentimental. A parte de Vernon, “you don’t have to be alone (você não tem que estar sozinho)” é especialmente cativante aos ouvidos também.

  3.Swimming Fool
Álbum: Al1 (2017)
Intérpretes: Performance Unit

“Porque me apaixonei por você,
Estou me afogando em você
Meus movimentos se tornam mais lentos
e eu começo a perder o fôlego
Sou um nadador tolo”

Eu fiquei mudando de ideia entre “Swimming Fool” e “Highlight”, mas assim que comecei a escrever este trecho, “Swimming Fool” começou a tocar (eu juro!) e minha escolha foi feita. “Swimming Fool” é uma das músicas da Performance Unit mais descontraídas, indo mais para um gênero house, com linhas melódicas sibilantes divertidas, e é com certeza um bop de verão que irá te fazer dançar ao ritmo da batida.

  4.20
Álbum: 17 Carat (2015)
Intérpretes: Vocal Unit

“Você ainda pensa em mim como sendo a pessoa de antes?
Em seus pequenos olhos,
eu provavelmente continuo uma criança”

“20” (Twenty, não two-teen — uma piadinha interna do fandom) é uma das canções mais antigas da Vocal Unit, e uma que permanece amada até então. A canção em si é sobre garotos completando 20 anos, e é simplesmente uma canção que soa jovial por completo. Dá para dizer também que a Vocal Unit em si está se divertindo muito cantando esta canção, especialmente quando todos eles fazem “whoop whoop” juntos no refrão.

  5.Don’t Listen In Secret (몰래 듣지 마요)
Álbum: Going Seventeen (2016)
Intérpretes: Vocal Unit

“Não escute em segredo
Mesmo que se torne uma música que você não consegue ouvir,
essa música que eu fiz para você
Não escute em segredo”

A Vocal Unit seriamente tem tantas músicas excelentes que eu estou abrindo uma outra brecha para elas. E tanto quanto eu amo “Habit” e “Pinwheel” (e eu realmente as amo), “Don’t Listen In Secret” simplesmente tem um lugar especial em meu coração.
Há tanto para amar nessa música, e quando comparada com a anterior “20”, dá para dizer também o quanto eles melhoraram sua técnica vocal. Da linha em constante movimento no início, até quando as percussões entram em ação, até os vocais perfeitamente combinados, até a parte “mesmo que eu pareça um tolo” do DK que soa gutural — é tudo simplesmente perfeito!

  6.Trauma
Álbum: TEEN, AGE (2017)
Intérpretes: Hip Hop Unit

“Estou acostumado a ser esquecido
Minha imaturidade
e minhas dúvidas brotam na minha cabeça, trauma
Por qual razão estou vivendo?”

A Hip Hop Unit é conhecida por escrever suas próprias letras, então suas músicas de unit são, geralmente, baseadas em suas próprias experiências e histórias. “Trauma” é tão pessoal e tão profunda quanto parece, com os integrantes pondo à mostra seus próprios medos e fraquezas para nós. O rap baixo, quase ausente de S.Coups simplesmente te dá um soco no estômago, e o vocal de Mingyu realmente fecha tudo com chave de ouro.

  7.Change Up
Álbum: TEEN, AGE (2017)
Intérpretes: Líderes (S.Coups, Hoshi, Woozi)

“Se preparem
Acompanhem
Temos que pisar no acelerador
Dentro do motor quente
Temos que continuar correndo
Para a luz brilhando sobre o SEVENTEEN não se apagar
Nós dois, ei
A luz continua todos os dias”

“Change Up” foi a primeira canção revelada na série “2017 Seventeen Project”, com os líderes de cada unit colaborando e liderando o cargo.
É possível ver o porquê de estes três integrantes terem recebido suas respectivas posições, ao passo que eles acertam em cheio com esta faixa cheia de swag e tingida de R&B. Sua determinação e paixão são vistas através das letras (“nós ainda não os mostramos metade do que temos”), e não dá para não ficar animado para ver o que o SEVENTEEN irá entregar no futuro. Líderes de fato!

  8.I Don’t Know (글쎄)
Álbum: Going Seventeen (2016)
Intérpretes: Unit mista (S.Coups, Jeonghan, Jun, Wonwoo, Woozi, Seungkwan, Vernon)

“Eu solto uma pergunta para você, que está olhando sem expressão
para o outro lado da rua, todo fora do lugar
Somos incapazes de voltar atrás?
Eu não sei bem, não sei direito”

Esta canção é absolutamente uma das minhas favoritas, e é perfeita para ouvir quando está chovendo do lado de fora. A música começa com o rap quieto de Wonwoo, e o clima melancólico simplesmente estende-se ao longo da música.
A voz clara e cristalina de Woozi se destaca durante o refrão (apoiada pelos belos improvisos de Seungkwan), e os fãs de Jun também se sentirão satisfeitos com a quantidade de partes que ele tem nessa música!

  9.Our Dawn Is Hotter Than Day (우리의 새벽은 낮보다 뜨겁다)
Álbum: You Make My Day (2018)
Intérpretes: todos

“Elas desaparecem,
Nossas figuras recuam,
Enquanto seguramos as mãos um do outro
Conforme o Sol se põe e o céu escuro agora é preenchido apenas por estrelas
Eu espero que elas nos iluminem”

“Our Dawn Is Hotter Than Day” é provavelmente minha música favorita dentre todas deste último mini álbum, e é uma das mais tocadas na minha playlist do SEVENTEEN. Sendo um mini álbum lançado durante o verão, esta canção R&B descontraída evoca sentimentos de uma noite de verão preguiçosa ou uma viagem de carro relaxante até o litoral em contraste com o pôr do sol. A Hip Hop unit soa especialmente agradável nesta canção, e você irá com certeza se pegar dançando esta música assim que ouvi-la.

10.Smile Flower (웃음꽃)
Álbum: Going Seventeen (2016)
Intérpretes: todos

“Eu consigo sorrir, porque estamos juntos
e eu consigo chorar, porque é você
Como poderia haver alguma coisa que eu não consigo fazer assim?
“Essa é a última vez”,
nunca diga isso
Eu estou do seu lado”

Por último, mas absolutamente não menos importante, temos “Smile Flower” — a canção que sempre faz todo mundo desabar em lágrimas. Woozi escreveu esta canção com o grupo em mente, pensando no que poderia acontecer quando um dia eles seguirem caminhos separados. O significado da canção foi então ampliado para incluir os CARATS também, e desde então tem sido uma das favoritas entre ambos fãs e integrantes. Esta é também uma canção rara na qual todos os integrantes cantam, e todos fazem um bom trabalho em transmitir suas emoções sinceras. Do violão lírico ao fundo da faixa, às primeiras notas suaves de S.Coups — que acabam comigo.

Menções honrosas (que não incluem canções de units já mencionadas):

  1. “Say Yes”: Os vocalistas principais DK e Seungkwan entregam um dueto fascinante, mostrando seus talentos de fora das paradas de sucesso.
  2. “Fast Pace” (빠른 걸음): uma das canções do grupo que soam mais sexy, com um acompanhamento curiosamente difuso.
  3. “Rock”: uma música cheia de energia com uma batida pulsante, mais “rock” do que suas habituais façanhas.
  4. “Can’t See The End” (끝이 안보여): DK se junta à Hip Hop Unit para esta faixa, que é uma jóia deslumbrante.
  5. “Rocket”: uma canção realmente animada da American Line, Joshua e Vernon, com suas respectivas vozes contrastando agradavelmente.
  6. “Popular song” (유행가): ela começa leve de se ouvir, mas assim que os sons das cordas, sintetizadores e vocais de apoio entram, a canção se torna ainda mais incrível.
  7. “Getting Closer” (숨이 차): esta canção tem o conceito dark e agitado que todos estávamos esperando, e as notas altas do DK (sobrepostas pelas baixas do S.Coups) irão te deixar arrepiado.

Fonte: (x)

TRAD
eng/ptbr; Bae – Seventeen Brasil

COMENTÁRIOS