[NEWS] Refinery29: ‘SEVENTEEN’ É mais que um número para esse grupo de k-pop

Publicado por Lena em ENTREVISTAS, NOTÍCIAS, post, TRADUÇÕES
05 Aug

Quando se trata da potência sul-coreana, Seventeen, é fácil se tornar preso aos números. O grupo tem 13 membros – você leu corretamente, treze – que podem ser divididos em 3 sub-grupos, vocalistas, dançarinos e rappers. Mas reduzi-los a apenas dígitos parece ridículo no momento em que os vê se apresentando, o quanto se é atingido com a energia e carisma que eles trazem quando entram no lugar.

Como seus dedicados fãs, chamados de Carat, já sabem, o encanto do Seventeen é o fato de que o todo não seria tão magnético, dinâmico e sem limites como é, sem suas partes individuais. Cada membro, com seus talentos e personalidade distintos, adiciona um ingrediente necessário ao Seventeen – e quando colocados juntos, eles fazem uma performance perfeita e poderosa como um só. Sua diversidade permite que o grupo ofereça algo para todos, e é sem dúvidas o motivo pelo qual eles são um dos grupos de K-pop mais bem-sucedidos do momento.

Desde seu debut quatro anos atrás com o single “Adore U”, o Seventeen cativou o público com sua alegria nítida, seu talento puro e ação criativa em seu próprio trabalho. Desde seu primeiro EP, o grupo tratou da maioria de suas produções, liderados pelo incansável Woozi, e até coreografaram várias de suas danças (com Hoshi, líder da performance unit, frequentemente no comando). Esse tipo de controle permitiu que o grupo criasse uma ponte no espaço entre o artista e os fãs, e colocasse seus sentimentos diretamente para as pessoas a quem eles fazem música. Isso também dá espaço para brincar e mostrar diferentes lados desse grupo prismático. Isso ficou mais aparente em seu EP mais recente, You Made My Dawn, que mostrou um lado mais calmo e de certa forma “edgy” do grupo normalmente mais juvenil e animado.

Algumas horas antes deles dominarem o palco no Madison Square Garden para a KCON New York, o líder do grupo, S.Coups, Wonwoo, Mingyu, Vernon (hip-hop unit), Woozi, Jeonghan, Joshua, DK, (vocal unit, apesar do membro Seungkwan estar ausente devido a um machucado) Hoshi, Jun, The8, e Dino (performance unit) mostrem o porquê de terem encantado os corações tanto dos fãs coreanos quanto dos fãs internacionais.

Vestidos todos com um tema parecido, de seda e malha preta da cabeça aos pés, cada um exala uma energia diferente – todos geralmente alegres e sinceros, mesmo assim distintos. S.Coups, apesar de falar pouco inglês, se inclina e acena com a cabeça após ouvir uma pergunta; DK mantém um brilho travesso no olhar enquanto ele constantemente trabalha para animar os membros e tirar algumas risadas; Joshua, um nativo de Los Angeles, é educado e sério, adicionando contexto à conversa para que todos estejam de acordo. Eles trabalham juntos com a familiaridade de pessoas que passaram a maior parte desses quatro anos juntos e que, principalmente levando em conta que eles mesmos produzem, tem um conhecimento profundo e visão de cada aspecto de sua arte. O Refinery29 se sentou com o grupo para falar sobre a adrenalina de se apresentar, suas inspirações e o som sempre em evolução do Seventeen.

Qual é a maior vantagem de ter 13 membros no grupo?
S.Coups: “Se você assistir às nossas performances você consegue ver que constantemente usamos o número de membros no nosso time como uma vantagem. É a nossa força. Conseguimos juntar e canalizar tanta energia, e esse poder é algo que podemos transmitir diretamente ao nosso público. Pensamos nisso como nossa arma.”
Joshua: “Também temos três units no grupo, então conseguimos fazer diferentes tipos de músicas e combinações de pessoas e estilos.”

É difícil tomar decisões com tantas opiniões, principalmente já que vocês fazem muitas de suas próprias músicas?
Joshua: “Moramos juntos há tanto tempo que já sabemos como chegar num bom consenso.” (Risos)

Vocês têm uma mão na escrita e produção da maioria das músicas que vocês fazem. Por que isso é importante para você?
Woozi: “É importante porque, no fim das contas, independente do que está acontecendo, nossa música é o que cantamos e o que mostramos ao nosso público. Então eu acredito que a música tem que ser sincera e revelar nossa natureza genuína. Por isso, todos os nossos álbuns têm mensagens e histórias que mais queremos contar. E eu acho que é por isso que os Carats gostam da nossa música.”
Vernon: “E outra coisa importante – que sinto que às vezes não é focado o bastante – é que é divertido fazer nossas próprias coisas. Nós gostamos bastante do processo.”

Vocês geralmente têm um conceito relativamente leve, mas “Getting Closer” é uma virada mais ousada para o Seventeen. Como vocês evoluem e continuam fiéis, nas suas músicas, ao que o Seventeen é como grupo?
Woozi: “Eu acho que a nossa música tem amadurecido conforme fomos ficando mais velhos. Quando fizemos nosso debut, éramos quatro anos mais novos do que agora. Na época, conseguíamos enfatizar e aumentar a imagem alegre que combinava com as nossas idades. Agora, eu acho que temos novas possibilidades e temas que podemos explorar que combinam com quem somos hoje. Todos os nossos membros querem que o grupo esteja constantemente evoluindo sem estagnar ou ficar fixo em uma só coisa. Logo, eu espero que no futuro possamos mostrar mais lados de nós mesmos.”
Vernon: “Nós naturalmente crescemos junto com a nossa música.”
Mingyu: “E porque nós produzimos nossas músicas e criamos todos os tipos de coisas sozinhos, a cor única do Seventeen nunca será perdida.”

Vocês se orgulham de suas performances. Como dançar e se apresentar faz vocês se sentirem?
Hoshi: “Eu sinto como se outro ser entrasse em mim. Parece que estou sendo possuído. E isso muda de acordo com a música que estamos apresentando.”
S.Coups: “Quando fazemos as coreografias e apresentamos, conseguimos sentir as reações do público diretamente do palco. Então a euforia que vem dessa experiência é ótima, divertida e refrescante em toda performance.”

Quem são as mulheres influentes nas suas vidas que moldaram vocês? De quais formas?
Mingyu: “No final, sempre que penso na maior influência nas nossas vidas, eu volto para os nossos pais. Nossos pais tornaram possível com que nos conhecêssemos e nos juntássemos como Seventeen. Eles são as pessoas mais próximas de nós e diretamente impactaram nossas mentes e pensamentos. Sempre agradecemos os nossos pais, sempre queremos retribuir para eles fazendo ótimas performances e nos tornando ótimos artistas.”
Wonwoo: “Eu também fui mais influenciado pela minha mãe. Porque eu acho que consegui crescer como a pessoa boa que sou hoje através dos ensinamentos dela.”
Mingyu: “A coisas mais engraçada e interessante é que nós parecemos os nossos pais ao nível de que se você olhar os pais de todos os 13 membros, dá para saber quem é filho de quem. Conhecemos os pais um dos outros tão bem e você consegue sentir o quão bem eles nos moldaram e vivem dentro de nós.”

Fonte: [x]

TRAD
Ing/Pt-br: Júlia

COMENTÁRIOS