[NEWS] MTV: O som SEVENTEEN está evoluindo — mas eles não mudaram.

Publicado por Lena em ENTREVISTAS, NOTÍCIAS, TRADUÇÕES
11 May

O grupo de K-Pop se abriu sobre seu som em evolução, seus medos pessoais,
e por que as pessoas acreditam que eles mudaram.

Contrário ao nome de seu mais recente single, Fear, o SEVENTEEN não tem medo. A menos que exista um besouro nas proximidades – talvez nesse caso tenham um pouquinho de medo (Desculpe, DK). Mas para o grupo coreano, não há nada inerentemente assustador em amadurecer com sua música, experimentar com novos sons, ou explorar temas mais obscuros. É o progresso natural das coisas para um grupo de 13 jovens com seus vinte e poucos anos, a maioria dos quais debutaram como alegres adolescentes mais de quatro anos atrás. Meninos eventualmente se tornam homens, e “Fear” é a potente manifestação de tais dores do crescimento.

A canção é marcante por suas sutilezas. A parte antes do refrão bate com força, mas os profundos sussurros e doces falsetes dos vocalistas Jeonghan e Joshua são o que a torna mais atraente. É a percepção que o verdadeiro poder não vem de batidas pesadas nem brilhantes e calorosas melodias mas sim desses momentos mais quietos. Seu terceiro álbum de estúdio “An Ode,” é um reflexo disso. Músicas de destaque como “Lie Again” e “Second Life” (da vocal unit do grupo) são suaves e delicadas, porém com não menos dinâmica que as outras músicas. É um som de cores vivas confiantemente criado pelo Woozi, membro e produtor principal do grupo, juntamente com seu amigo e frequente colaborador Bumzu. E é um som que irá evoluir e amadurecer com seus futuros lançamentos, conforme o SEVENTEEN continua a explorar além dos limites do que as pessoas acreditam que eles são capazes.

A MTV News se encontrou com os membros do SEVENTEEN — S.Coups, Wonwoo, Mingyu, Vernon, Woozi, Jeonghan, Joshua, DK, Seungkwan, Hoshi, Jun, The8, e Dino — no meio de seu período no Japão durante a turnê mundial Ode To You sobre a evolução de seu som, seus medos pessoais, suas músicas favoritas do álbum, e as simples alegrias que os fazem felizes.

MTV News: Seu single “Fear” realmente significa o crescimento do SEVENTEEN, musicalmente e criativamente. É talvez o seu conceito mais intenso. Como “Fear” equivale a onde o SEVENTEEN está agora como um grupo?

S.Coups: Das muitas emoções que nós possuímos como um grupo, nós queríamos expressar nossos medos interiores através dessa nova canção. Estamos muito gratos pelas respostas positivas, já que sabemos que é um pouco diferente do que nós geralmente lançamos. Nós tentamos expressar o SEVENTEEN atual, e as muitas emoções que nós já sentimos, ou estamos sentindo, através desse álbum.

MTV News: A letra da música liga o medo e a insegurança a “veneno.” Vocês duvidaram de vocês mesmos de alguma forma durante o processo desse álbum? O que vocês fizeram para reduzir essa ansiedade ou dúvida?

Woozi: Não acho que realmente nos sentimos duvidosos em relação a esse álbum. Nossa música está amadurecendo conosco, e sempre há uma razão e intenção por trás de uma canção, então estávamos um pouco confiantes de certa forma. Nós nos sentimos sim meio pressionados, no entanto, pois já passou um tempo desde o nosso debut e as expectativas estão crescendo juntamente com nossas responsabilidades. É difícil superar o medo de não ser capaz de criar música de qualidade, mas já que nossos fãs estão sempre nos dando apoio e energia, nós ganhamos mais força.

MTV News: O que é algo do qual vocês têm medo, pessoalmente?

DK: Eu tenho um pouco de medo de insetos com muitas pernas.

Mingyu: Eu também tenho medo de insetos, mas meu maior medo é nunca mais ser capaz de conquistar qualquer coisa.

MTV News: “Fear” é uma música pesada emocionalmente, mas é sonoramente meio suave. Jeonghan, sua voz combina muito bem com a música por causa disso. Como foi a gravação dela?

Jeonghan: Já que “Fear” é um pouco diferente do que geralmente fazemos, houveram muitos aspectos que eu tive que considerar. Eu tentei várias coisas para expressar a emoção de medo e realçar toda a vibe da música. Woozi e Bumzu eram os diretores da gravação, então eles me deram ótimos comentários durante o processo.

MTV News: O clipe da música é lindo também. Joshua, tem uma cena na qual você está coberto de glitter. Como foi filmar isso?

Joshua: Essa cena foi na verdade um grande desafio de fazer. O motivo é que a cena tinha que ser perfeitamente gravada em um só corte. Depois que o time do visual do clipe colocou um monte de glitter na minha cabeça eu joguei a cabeça para trás como é visto no vídeo. Felizmente, ficou muito bom.

MTV News: Vocês têm algum destaque preferido da gravação do clipe?

Wonwoo: Começando do início do clipe da música, nós demonstramos nossos medos interiores. Acho que a parte mais memorável do vídeo tem que ser a primeira parte na qual todos nós tomamos veneno juntos.

MTV News: Como uma performance, “Fear” é bem de tirar o fôlego. Como vocês descreveriam a coreografia dessa música? Vocês diriam que é sua performance mais sensual?

Hoshi: Obrigado pelo elogio! Ao invés de tentar exibir nosso lado sensual, nós queríamos ter certeza que a coreografia expressava totalmente nossos medos interiores e escuridão então nós queríamos deixá-la intensa. Acho que muitas pessoas tiveram uma sensação de sensualidade reprimida devido à intensidade da performance.

Dino: A coreografia de “Fear” é bem moderna. Nós tentamos usar a letra e o ritmo de uma forma detalhada. Para aumentar a qualidade da performance, todos nós focamos em nossas expressões faciais também.

MTV News: O que vocês estavam mais animados para demonstrar neste último album, An Ode?

Woozi: Nós expressamos nossos medos interiores dessa vez, e muitas pessoas falaram sobre como nós mudamos. Mas se você parar para pensar, nossos medos internos também são parte do SEVENTEEN, então seria ótimo se as pessoas pudessem ver isso como uma expansão do nosso gênero. Iremos continuar tentando mostrar novos lados de nós mesmos, então os ouvintes podem continuar esperando ansiosamente pelas nossas músicas.

MTV News: Eu amo muito “Lie Again.” É outra canção bem suave que fala sobre algumas emoções bem profundas e dolorosas. Vernon, tem um verso nessa música que é a sua parte em “Don’t Wanna Cry.” Como foi revisitar isso?

Vernon: Quando estávamos trabalhando no segundo verso, Bumzu e Woozi queriam que eu começasse a minha parte com a palavra “사랑해” (“Eu te amo”). É assim que a minha parte começa em “Don’t Wanna Cry” também, então eu fiz um freestyle dela com a parte na qual estávamos trabalhando de brincadeira. Nós ficamos realmente surpresos com como combinou. Eu adoro como cria naturalmente um elo imediato entre as duas músicas. Eu sinto que esses tipos de conexões contribuem para um enredo sólido e atraente.

MTV News: A mensagem de “Let Me Hear You Say” é bem doce. Eu quero saber: O que traz conforto a vocês depois de um dia complicado?

Seungkwan: Acho que eu encontro conforto quando faço uma caminhada após o pôr do sol escutando música.

MTV News: Vernon, você ajudou a compor “Second Life” para a vocal unit. Como foi essa experiência?

Vernon: Na realidade eu não fiz muita coisa. Eu só fiquei feliz que Bumzu e Woozi queriam que eu participasse. Eu componho mais letras de músicas e é nisso que eu geralmente trabalho com eles, então fazer apenas composição [de ritmo] foi uma experiência nova. Eu definitivamente quero fazer mais.

MTV News: Vocês costumam pensar sobre o que vocês poderiam estar fazendo se tivessem uma segunda vida? Se houvesse uma chance de fazer alguma coisa sem ser o que estão fazendo agora?

Hoshi: Eu quero me tornar como o vento, não ter emoções ou nenhum tipo de ambição, e viajar pelo mundo.

Dino: Se eu nascesse de novo, eu quero me tornar um pássaro, para voar livremente pelo céu.

The8: Eu quero me tornar eu mesmo de novo, se eu fosse nascer outra vez.

MTV News: “Network Love” é uma música de unit muito divertida! Como uma unit, como vocês descreveriam a dinâmica de vocês?

Jun: Eu acho que a unit é diversa de várias maneiras. Já como uma unit, cada membro tem seu próprio charme individual, então mesmo que nós façamos um sorteio aleatório, eu acho que qualquer combinação que saia vai ser diferenciada e divertida.

The8: “Network Love” expressa como apesar de todos nós estarmos separados, mesmo assim estamos conectados e podemos interagir um com o outro. Eu não sei ao certo se posso dizer que essa é nossa dinâmica, mas espero que as pessoas possam receber energia positiva desta unit. Pessoalmente, eu quero criar uma nova unit com o Vernon.

MTV News: “Back It Up” já é uma canção favorita dos fãs. Qual foi a inspiração de vocês por trás da música? Eu particularmente amo a referência ao Salvador Dalí e à expressão surrealista.

Mingyu: A própria batida é intensa então nós gostamos bastante e estamos felizes que nossos fãs também estão curtindo. Eu acho que nós pensamos bem sobre como nós iríamos expressar a frase “dar ré.”

Vernon: Obrigado por reconhecer esse verso. Eu só fiquei pensando no espírito geral da música. Eu tento seguir o fluxo, e palavras e frases aleatórias surgem na minha cabeça. Pode ter a ver com a relevância dela em relação ao assunto, ou porque eu gosto da sutileza dela, ou simplesmente porque rima. É legal tentar coisas diferentes.

MTV News: “Snap Shoot” também é uma canção que fala sobre as alegrias simples de estar com alguém que você ama. Quais são os simples prazeres que deixam vocês felizes?

DK: Ficar na cama assistindo um filme?

Joshua: Um prazer simples que me deixa feliz provavelmente é tomar uma taça de vinho enquanto relaxo na banheira após um dia difícil de trabalho.

Seungkwan: Tomar um café da manhã farto e vitaminas junto com um Iced Americano antes de ir trabalhar!

MTV News: Na última vez em que nós nos falamos vocês disseram que todos os membros estavam trabalhando duro indo à academia porque [a coreografia de] “HIT” exigia muito do físico de vocês. Esse ainda é o caso?

Joshua: Sim, com certeza. A maioria dos nossos membros que começaram a malhar desde “Hit” ainda vão regularmente à academia. Ir à academia agora meio que virou mais um hábito para nós.

Fonte: MTV

TRAD
eng/ptbr: Lana – Seventeen Brasil

COMENTÁRIOS