20/03

SEVENTEEN (세븐틴) é um grupo sul coreano da Pledis Entertainment, formado por 13 membros. O grupo é dividido em 3 times: Vocal Team (Jeonghan, Joshua, Woozi, DK, Seungkwan), Hip Hop Team (S.Coups, Wonwoo, Mingyu, Vernon) e Performance Team (Jun, Hoshi, THE8, Dino). Por isso, a explicação dada para o nome SEVENTEEN (17) é de que o grupo é formado por 13 membros + 3 times + 1 equipe total.

Inicialmente, o grupo era na verdade o “Tempest” (S.Coups, Doyoon, Woozi, Jihoon, Yusang e Youngwoon) que realizaria um debut em 2012, porém Yusang e Youngwoon deixaram a empresa e então os membros restantes foram movidos para o SEVENTEEN. A Pledis Entertainment pretendia fazer seu debut no começo de 2013, no anúncio informava que o grupo composto por 17 garotos se dividiria em subgrupos que promoveriam na Coreia, Japão e China. Em Dezembro de 2012, a companhia anunciou o lançamento da “SEVENTEEN TV” um programa pré-debut pelo qual os fãs poderiam avaliar o treinamento dos membros e conhecê-los melhor.

Em Janeiro de 2013 o programa “SEVENTEEN TV” foi ao ar e a Pledis informou que os garotos que apareceram no primeiro episódio não seriam os membros finais do grupo e que eram todos apenas trainees. Os membros permanentes seriam escolhidos de acordo com a opinião dos fãs. Houve 5 temporadas e durante o processo 3 membros deixaram o grupo por motivos não divulgados. Permaneceram no grupo então os 13 membros: S.Coups, Jeonghan, Joshua, Jun, Hoshi, Wonwoo,Woozi, DK, Mingyu, The8, Seungkwan, Vernon e Dino.

Em abril de 2015 foi anunciado o “Seventeen Project: Debut Big Plan”, um programa onde o SEVENTEEN deveria completar missões para arrecadar 1000 fãs e ter como recompensa um showcase ao vivo de uma hora de duração (algo nunca feito antes). Eles tiveram sucesso nas missões e conseguiram sua recompensa! Tiveram seu debut showcase no dia 26 de Maio e seudebut oficial em um programa de música no dia seguinte, 27 de Maio no Show Champion. O MV de sua faixa título “Adore U” foi lançado no dia 29, concomitantemente com seu primeiro mini-álbum: 17 Carat. Confira o nosso especial contando tudo que aconteceu na Adore U Era!

O grupo realizou seu primeiro comeback no dia 10 de Setembro com seu segundo mini-álbum, BOYS BE, promovendo a faixa título MANSAE, a qual teve seu MV revelado no mesmo dia. O mini-álbum trouxe um resultado muito positivo para o grupo, com suas vendas ultrapassando pela primeira vez a marca de 100 mil cópias vendidas. Além disso, o grupo teve seus primeiros shows solo nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, intitulados “LIKE SEVENTEEN – Boys Wish”.

No final de 2015, o SEVENTEEN foi o único artista coreano a estrelar a lista ’21 under 21’ da Billboard. O sucesso também conferiu ao grupo prêmios, como os de rookie do ano no Seoul Music Awards, Gaon Chart Awards e Golden Disc Awards.

O ano de 2016 começou bem para o SEVENTEEN, que teve seu segundo programa especial pela MBC indo ao ar, o ‘SEVENTEEN One Fine Day: 13 Garotos Náufragos’, que atingiu recordes de audiência. Devido à demanda, foram realizados mais dois shows encore em Seoul nos dias 13 e 14 de fevereiro, em uma arena com capacidade para 7000 pessoas.

O segundo comeback do grupo ─ sendo este o primeiro álbum de estúdio, Love&Letter ─ aconteceu no dia 25 de abril, e rendeu à faixa título ‘Pretty U’ duas taças de ‘Champion Song’ nos dias 04 e 11 de maio, no programa musical Show Champion da MBC. Mais tarde, em 04 de agosto, o SEVENTEEN lançou uma versão repackage do seu primeiro álbum, desta vez promovendo a nova faixa ‘Very Nice’ sem o rapper Wonwoo, devido a motivos de saúde.

Após as promoções de ‘Very Nice’, o grupo tem agendada uma turnê asiática, que passará por países como Coreia do Sul, Japão, China, Austrália, Nova Zelândia, Malásia, entre outros.

Discografia:

17 CARAT (2015)
1. Shining Diamond
2. Adore U
3. Jam Jam
4. Ah Yeah
5. 20
BOYS BE (2015)
1. Fronting
2. Mansae
3. When I Grow Up
4. OMG
5. ROCK
LOVE&LETTER (2016)
1. Chuck
2. Pretty U
3. Still Lonely
4. Hit Song
5. Say Yes
6.
Drift Away
7.
Adore U (Vocal ver.)
8.
Man.Sae (HipHop ver.)
9.
Shining Diamond (Perf. ver.)
10.
Love Letter

CONTAS OFICIAIS DO SEVENTEEN:

Clique aqui para ver os perfis individuais de cada membro.