[TRAD] Entrevista do SEVENTEEN para a revista japonesa Haru Hana.

Publicado por Seventeen Bra em ENTREVISTAS, TRADUÇÕES
14 Jun

Por dentro da história do Comeback

O primeiro full album, “LOVE & LETTER”, recebeu muito feedback positivo. Nessa entrevista que foi feita antes do comeback, eles nos contaram seus pensamentos e a história por dentro da produção desse álbum. Essa revista irá revelar conversas não publicadas dos membros.

P. De início, vocês todos escolheram “Pretty U” como faixa principal?

Woozi: Não, nós na verdade tentamos várias coisas. De 3 a 4 músicas candidatas foram completas. Houveram várias na fase de esboço. Entre elas estava “Pretty U”, e depois de várias mudanças, ela se tornou o que é agora.

Vernon: A música passou por várias mudanças, ela está muito diferente do que era no início.

P. Já que as coisas que vocês querem transmitir e as coisas que vocês querem ouvir são diferentes, não dá tão certo não importa quantas vezes arrumem. Dessa vez, qual é a primeira coisa que vocês querem ouvir?

Vernon: Quero ouvir que temos uma música que faz o coração dos fãs e do público em geral acelerar. Mesmo se for legal, nós queremos tentar mostrar uma coisa divertida e espirituosa. Quando estamos fazendo o arranjo das músicas, nós todos ouvimos no ponto de visto das pessoas que vão ouvir o arranjo.

Woozi: Eu queria fazer algo que fizesse as pessoas falarem “Esse é o SEVENTEEN!”, algo que iria ficar preso em você. Nós recebemos muito amor até agora, então esse álbum tem muita pressão… Por causa de todas as expectativas e do apoio até agora, eu tenho me tornado mais forte.

S.Coups: Porque é um trabalho que temos que por muito esforço, houveram muitas modificações feitas também. Honestamente, eu tive pensamentos de que não seríamos capazes de fazer isso. Mas com todo o processo agora, membros e o bom trabalho, eu acho que vamos continuar com um bom resultado.

P. Vocês são do tipo que escolhe a faixa principal primeiro ou deixa por último?

Woozi: Eu escolhi por último. Principalmente a faixa principal. Eu pego as outras músicas como um guia para o tema, porque a faixa principal tem vários temas, não há um conteúdo fixo. Também leva um tempo para escolher o nome das músicas.

P. Durante a preparação para esse comeback, qual membro mais se desenvolveu?

Woozi: Foi o Seungkwan. É a primeira vez que o Seungkwan fica responsável pela Direção Vocal, na versão do Vocal Team de “Adore U”, e ele foi muito bem. Nós passamos mais tempo juntos, eu sinto que ele melhorou muito.

Seungkwan: Woozi-hyung me ajudou muito nisso. O refrão também foi feito por mim, e felizmente eu recebi vários comentários bons. A produção da música foi sempre centrada no Woozi-hyung, então foi uma honra poder ter me envolvido dessa vez. E quero ter mais desse desafio (de ajudar a produzir) de novo.

P. Antes do debut, pelo SEVENTEEN TV, muitos vídeos foram liberados. Vocês ainda os assistem?

DK: Eu ainda assisto. Eu assisto aos vídeos antigos, eu sinto que o Seungkwan e eu nos tornamos melhores na dança (risos).

Seungkwan: Quando eu era trainee, eu não sabia dançar. Por sermos membros do vocal, nós não tínhamos a base para isso (risos).

DK: As pessoas que eram boas eram do time A, as que não eram boas o suficiente ficavam no B, as lições variavam de acordo com nível, então claro que estávamos no time B (risos).

Seungkwan: Eu era o líder do time B (risos).

DK: O time B sempre ficava até de manhã praticando. Para só uma coreografia, haviam vezes que ficávamos dançando até as 7 da manhã. Mas graças àquilo eu melhorei muito, fico feliz por ter trabalhado muito.

P. A chave para o trabalho em equipe é “boa comunicação”, certo?

Woozi: Sim. Honestamente, quando nós focávamos em treinar durante nosso período de trainee, nós tínhamos poucas chances de conversar uns com os outros, e todos só pensavam o que já tinham em mente (eles mantinham os mesmos pensamentos uns sobre os outros), a partir do nosso debut, a comunicação se tornou algo importante e nós começamos a nos comunicar muito bem. Então depois nós criamos laços fortes, e acreditamos que trabalho em equipe é importante.

P. É sua primeira vez em uma revista japonesa, certo? Por favor, nos digam o que vocês acham do Japão e algo interessante que aconteceu com vocês aqui.

Wonwoo: O hotel em que ficamos quando fomos ao Japão era muito divertido! Eu gostei muito do tatami. Nós também vimos carros no formato de caixas nas ruas, foi inacreditável (risos). Eu achei tão fofo.

Mingyu: As ruas que aparecem em animes realmente são daquele jeito! A ponte sobre o rio, todos os restaurantes em volta, foi realmente inacreditável.

Vernon: Certo! Tinham muitas ruas que apareceram em “A Viagem de Chihiro”. Enquanto comíamos, vimos alguns gatos brincando. Foi muito fofo~

P. Hoshi, Dokyeom, Woozi e Wonwoo, vocês já vieram ao Japão como dançarinos do NU’EST, certo?

Hoshi: Sim! O sukiyaki que comemos em Tóquio foi delicioso! Cozinhando a carne no molho de soja, misturando com ovo… Foi o melhor! Eu ainda quero comer. Eu quero ir ao Japão logo! (risos)

DK: O sushi também! Ele derrete na boca~! Pudemos comer o quanto sukiyaki quisemos, o Japão é o melhor (risos).

Seungkwan: Eles ja falaram isso tantas vezes que nem lembro mais~! É por isso que, quando formos ao Japão, todos querem comer sukiyaki!

Dino: Se for com os membros, qualquer coisa parece divertida!

P. E os outros membros, se vocês vierem ao Japão, tem algo que os interessa?

S.Coups: Eu gosto muito de comida japonesa, então eu gostaria de experimentar a culinária tradicional do Japão, se tiver a chance. Eu também ouvi que existem vilarejos com casas antigas. Eu gostaria de visitá-los!

Vernon: Não existem lojas da Supreme na Coreia, mas há muitas no Japão. Rappers que eu gosto vestem Supreme e BAPE, então é algo que eu tenho muito interesse.

Joshua: Eu quero comer o sushi que tanto gosto. E também, nós todos gostamos de anime.

Jun: Eu gosto de mangás e animes japoneses também.

DK: Eu gosto especialmente de One Piece, e até tenho o jogo de Playstation. Eu comprei a versão japonesa com legendas em coreano (risos).

P. Como em sua música “Pretty U”, por favor, nos digam quando vocês acham que os fãs são lindos!

Jun: Eles são sempre lindos. Mas, se tivesse que escolher, seria quando estão torcendo e nos apoiando nas apresentações.

Jeonghan: Durante nosso show, quando eu vejo seus sorrisos felizes e nos divertimos juntos. Eu realmente amo vocês.

Wonwoo: Os fãs são lindos quando nos apoiam. Como esse apoio vem de seus corações, me dá muitas forças. Me faz pensar que devo me esforçar mais quando pratico, e focar mais durante as apresentações.

The8: Eu penso o mesmo. Eles são lindos quando nos dão apoio! Mas Carats são sempre lindos. Todos eles são lindos!

Woozi: A música se chama “Pretty U” porque queríamos dizer a todos os nossos fãs que nos amam tanto que “vocês são lindos”. Nós sempre acharemos eles lindos, nos dando tanto amor.

P. O que te inspira escrevendo músicas?

Wonwoo: Ler livros, assistir filmes e dramas, me dá dicas sobre como escrever letras e fazer boas expressões no palco.

Vernon: São as tendências que me dão inspiração. Letras representam a história dessa era. Eu sempre confiro as tendências para poder escrever letras que todos possam entender.

S.Coups: Imaginação. Eu imagino o MV, e escrevo a letra que encaixa na cena. Mas o MV na minha mente e o MV de verdade são sempre diferentes.

P. Como vocês criam o conceito para a coreografia?

Hoshi: Depois de ouvir a música, primeiro pensamos em um conceito entre a unit. Coisas como, se vai ser um conceito bom aluno ou mau aluno. Então procuramos por itens que se encaixariam no conceito, e começamos a fazer a coreografia. Às vezes assistimos filmes e dramas que se encaixam. Assim começamos a colecionar um por um e transformar em coisas que combinam conosco.

Mingyu: Para Pretty U nós reassistimos High School Musical do começo enquanto fazíamos a coreografia. Pensamos muito sobre como fazer a apresentação divertida e cheia de energia.

Wonwoo: O ponto principal dessa performance é que usamos um livro, e foi nossa primeira vez usando um acessório, então não fazíamos ideia do que podia acontecer. Ficamos um pouco preocupados.

P. Quando estão apresentando um special stage em programas e cerimônias, vocês sempre arranjam as músicas para deixá-las mais com a cara do SEVENTEEN. Qual é a coisa mais importante quando fazem um arranjo?

S.Coups: Mostrar o máximo possível do charme do SEVENTEEN. Tentamos mostrar o jeito do SEVENTEEN em todas as músicas que apresentamos.

Jeonghan: Quando apresentamos nossas próprias músicas, geralmente deixamos elas o oposto da original. Como Adore U, fizemos ela parecer mais suave.

Joshua: Eu gosto de guitarra jazz, então quando eu rearranjo uma música, eu costumo usar o sistema do jazz.

Mingyu: O ponto principal de quando apresentamos em grupo é que misturamos bem todas as units. Mas em special stages, enfatizamos que temos units dentro do grupo. Fica melhor dizer que fazemos todas as units brilharem.

P. Deve ser muito difícil preparar todas essas performances.

Woozi: Para ser sincero, é. Mas meio que fazemos isso de propósito. Quando temos a chance, queremos mostrar o jeito do SEVENTEEN ao invés de só fazer normalmente. E também ninguém reclama. Acho que até gostam. Já que todos sabem que se continuarmos fazendo isso, o conceito do grupo vai se tornar mais claro e forte. É por isso que os membros ficam ambiciosos e começam a preparar tudo com mais paixão.

Seungkwan: Sabemos que nossos fãs gostam muito quando fazemos isso. Então também ficamos animados para mostrar para eles.

P. É sempre muito divertido assistir as suas performances. O medley de girlgroups foi incrível!

Hoshi: Ah~! Aquele também foi muito difícil!

Seungkwan: Já fazia um tempo desde a última vez que estivéramos no palco, então nos preparamos como se fosse nosso comeback stage. Queríamos mostrar uma boa apresentação para os nossos fãs e mostrar que “ESSE É O SEVENTEEN!” para os espectadores.

Jeonghan: Pessoalmente, eu gosto mais quando as pessoas elogiam nossas apresentações como grupo do que quando elogiam só eu. Eu fico feliz ouvindo, “Assistir isso me dá energia”, ou, “É tão divertido que me dá vontade de assistir de novo”.

P. O que você gostaria de fazer num futuro próximo?

Seungkwan: Eu quero cantar a OST de um drama. Eu tenho essa imagem de um cara feliz e engraçado, mas como vocalista em quero ser um cantor sério e sensível.

Vernon: Depois de melhorar minhas habilidades de rap e escrever letras, eu quero aprender a compor. Como Hip-Hop Team, eu quero ser capaz de me apresentar mais, pouco a pouco.

Mingyu: Eu quero tentar atuar um dia. Também tenho interesse em design, e estou sempre pensando em jeitos de tornar as coisas que usamos diariamente mais úteis. Eu quero gerenciar um restaurante decorado com coisas que eu criei.

Wonwoo: Eu quero tentar ser modelo. Tenho interesse em roupas, e gosto de tirar fotos.

Vernon: Wonwoo-hyung tem um corpo muito bom! Ele fica bem até nas roupas que os manequins usam. Às vezes ele compra as roupas que o manequim está usando (risos).

Wonwoo: Os manequins geralmente estão com as melhores roupas da loja.

P: Qual é seu objetivo futuro?

S.Coups: Melhorar minhas habilidades como rapper. Eu tenho que melhorar mais e ser o rapper representante do SEVENTEEN. Eu quero aprender mais.

The8: Continuar sendo um grupo que sempre trabalha duro sem parar, assim como somos agora.

Joshua: Eu quero me esforçar ainda mais para o SEVENTEEN ser conhecido mundialmente! Pessoalmente, eu quero melhorar meu canto e conseguir dominar músicas difíceis como vocalista.

Jeonghan: Eu também quero treinar mais e mostrar para vocês um Jeonghan melhorado. Como um grupo, eu quero essa amizade dure muito e não se quebre.

TRAD
jp/ing: jia @ what17says, insideminjosh
ing/pt-br: Ana, Isa e Ju – Seventeen Brasil

COMENTÁRIOS