[NEWS] Billboard: O vídeo ‘Thanks’ do SEVENTEEN marca um momento progressivo para a beleza dos homens

O último single do SEVENTEEN, “Thanks” e o acompanhamento, o Director’s Cut EP, provaram ser hits nas paradas – respectivamente, atingindo o número 4 no Gráfico de Vendas de Músicas Digitais Mundiais e nº 2 nas listas de álbuns de World e Heatseekers – mas há algo particularmente especial sobre o último vídeo do grupo que também merece atenção.
O visual que acompanha “Thanks” – que está perto de nove milhões de visualizações uma semana após o lançamento – retrata o grupo em cenários íntimos e aparentemente cotidianos, enquanto os 13 membros escrevem e cantam em um estúdio de gravação, praticam coreografia em uma área de dança, e andar juntos em um ônibus escolar. É tudo muito realista – particularmente para uma banda que é conhecida por escrever, compor e coreografar tudo por conta própria – o que torna ainda mais notável a cena que começa em torno da marca 1:50.
Depois que o vocalista DK apresenta os telespectadores a um vestiário, o grupo completo é visto sentado e rindo uns com os outros, cercados por uma série de maquiagem e produtos cosméticos (blushes, rolos de cabelo, curvex e toneladas de pincéis de maquiagem) enquanto são maquiados (Seungkwan tem pó passado nas bochechas, enquanto Jun parece estar se preparando para aplicar algum tipo de corretivo).
Embora não seja um segredo que as celebridades de qualquer gênero usam maquiagem em público, estrelas masculinas falarem abertamente ou aplicarem maquiagem ainda são muito raras – geralmente é um assistente que dá um retoque, mas o homem raramente participa. Com a narrativa do vídeo musical focado tanto no horário do dia-a-dia do grupo, o SEVENTEEN não é apenas aberto sobre o uso de maquiagem, mas a normaliza como uma atividade cotidiana. Além disso, com o vídeo obviamente estiloso para mostrar SEVENTEEN em um foco muito desejável – este não é apenas um dos atos mais populares do K-pop, mas um dos artistas mais ativos do mundo em mídias sociais – destacar sua rotina de beleza é provável que seja usado como uma maneira de puxar para si os fãs e espectadores, e não afastá-los.
Embora tenha havido progresso, a maquiagem dos homens e o uso de cosméticos ainda não foram aceitos – tanto na comunidade heterossexual como na comunidade gay – apesar da maquiagem documentada já sendo usada por homens e mulheres egípcios antigos para melhorar as aparências com o que sabemos hoje como delineador e sombra de olhos. Enquanto as marcas de moda como a Milk Makeup e a Anastasia Beverly Hills investiram em campanhas de maquiagem neutras em termos de gênero, qualquer instância de uso de maquiagem masculina não é tipicamente aceita por pessoas de cor, como quando a CoverGirl escolheu a personalidade de Internet e maquiador James Charles como seu primeiro porta-voz masculino em uma grande jogada.
Além disso, os homens nas campanhas de maquiagem normalmente promovem aparências mais vistosas ou com foco na moda (veja o collab do MAC de Patrick Starr ou o recrutamento de Maybelline Manny Gutierrez) que não se conectam com homens que podem querer usar a maquiagem do jeito que muitas mulheres fazem todos os dias por uma leve melhora no visual geral ou para cobrir uma mancha. Os meninos do SEVENTEEN não se consideram “Cover Girls” para ficar ao lado de Katy Perry e Sofia Vergara, como Charles fez em uma campanha de 2016.
O SEVENTEEN é um grupo de garotos formado por membros da Coreia, China e Estados Unidos forma um grupo de homens mistos (e inegavelmente bonitos) de diferentes países e origens, todos apoiando o uso diário de cosméticos. Assim como as pessoas bebem milkshakes em um restaurante, lanche no estúdio e olham fixamente seus telefones como o resto de nós, os caras também usam maquiagem – é tão simples e isso torna ainda mais poderoso o movimento.
Fonte (x)
TRAD
ing/pt-br: Ana – Seventeen Brasil