[TRAD] RollingStone: As estrelas do K-Pop SEVENTEEN fizeram seu primeiro single em inglês. E então eles comemoraram com joias

Publicado por Lena em NOTÍCIAS, TRADUÇÕES
16 Apr

Para identificar um membro do grupo de pop coreano SEVENTEEN, você só precisa olhar para o dedo mindinho deles. Todos os 13 membros usam um distinto anel em seu dedo mindinho. Embora não carregue a promessa do tipo dos Jonas Brothers, simboliza uma promessa de união, e uma garantia aos fãs de que eles sempre os têm em mente. O grupo recebeu esses anéis pela primeira vez quando fizeram seu debut em 2015, e receberam novas versões antes do lançamento de cada full-álbum de estúdio desde então. Agora, eles usam a quinta renovação da tradição – prata cortada no que parecem duas ondas cruzadas, revelando um pequeno diamante, o símbolo do grupo, no meio – antes do lançamento de “Darl+ing,” seu mais novo single do próximo álbum que será lançado em maio.

“Darl+ing” é o primeiro single em inglês do grupo e apresenta muitos dos floreios que já são assinatura do SEVENTEEN. Ele se movimenta com habilidade das confissões quase sussurradas para declarações lindamente expansivas de amor e desejo. Cada elemento serve para ampliar a paleta de conforto e sinceridade desenvolvida ao longo da faixa. O grupo oferece raps com vocais suaves e letras marcadas com ambiguidades.

“O sinal de mais colocado na frente do ‘ing’ no título representa a ‘continuidade’ do nosso relacionamento com SEVENTEEN e nosso fandom [chamado Carats]”, disse o rapper Vernon à Rolling Stone por videochamada.

É com este single em inglês que os membros S.Coups, Wonwoo, Mingyu, Vernon, Woozi, Jeonghan, Joshua, DK, Seungkwan, Hoshi, Jun, The8 e Dino esperam se conectar ainda mais com seus fãs, especialmente aqueles no exterior. “É como um presente para nossos Carats,” diz o vocalista de fala tranquila Joshua, “porque todos os nossos fãs internacionais, mesmo que eles não entendam coreano, nos amam por quem nós somos e amam muito nossa música, então nós apenas queríamos fazer uma música que eles possam escutar e compreender com facilidade.”

Pouquíssimos músicos ocidentais gravam em diferentes idiomas para seus fãs estrangeiros – chame isso de tendência direcionada ao ocidente, onde se espera que o inglês seja a língua musical dominante – mas para artistas de K-pop , é uma parte comum do trabalho. Na maioria das vezes, os grupos lançam diversas gravações em japonês e, mais recentemente, os grupos adicionaram chinês, espanhol e inglês às suas discografias. Mas para o SEVENTEEN, fazer o trabalho de gravar em outro idioma não é apenas fazer uma combinação global, e sim fazer um gesto deliberado.

“Em todas as línguas em que cantamos, tentamos mostrar o SEVENTEEN como somos,” diz o líder S.Coups pensativo, ajustando o pequeno rabo de cavalo saindo de seu cabelo rosa. “E eu sei que as pessoas cuja língua nativa não é o coreano precisam se esforçar para entender nossa mensagem. Então, quando gravamos, queremos nos esforçar tanto quanto eles quando ouvem nossa música, para que possamos compartilhar isso juntos.”

Esse éthos – estender os limites de sua arte para promover uma conexão mais profunda com quem a aprecia – permeia tudo o que o SEVENTEEN faz, até mesmo além das músicas. Desde a criação de fanchants bobos e interativos que essencialmente dão aos Carats partes para cantar em suas músicas, até transformar seus lightsticks e álbuns em projetos de artesanato (os fãs podem encadernar e decorar as páginas de seus EPs Heng:garæ, ;[Semicolon] incluíndo um kit de tecelagem), o SEVENTEEN está sempre procurando maneiras de tornar o amor pela música deles uma experiência sólida e compartilhada.

Mas gravar em inglês é uma nova fronteira para muitos dos membros (apenas dois, Vernon e Joshua, são falantes nativos de inglês), então era certo que aconteceriam alguns contratempos. “Quando estávamos gravando e era a vez de DK, tem essa parte que diz ‘De novo estou mergulhando,’ lembra Joshua, gargalhando. Mas ele pronunciou a palavra ‘again’ como ‘gyeran (계란),’ que significa ‘ovo.’ Ele olha para DK, sorrindo enquanto canta “gyeran diving” e o grupo explode em ataques de riso. “Ficou totalmente preso na minha cabeça”, continua ele. “Mas infelizmente precisamos regravar essa parte.”

Na verdade, até Woozi, que co-compõe e produz a maior parte da discografia do SEVENTEEN, admite que a frase “Eu quero saber nosso problema, tipo sanguíneo ou DNA,” não foi uma pitada deliberada da cultura coreana. (Para muitos coreanos, diz-se que o tipo sanguíneo dita o tipo de personalidade de cada pessoa.)

“Na verdade, eu pensei que os tipos sanguíneos eram algo [conhecido] nos Estados Unidos e em outros países quando escrevi a música, eu não sabia que não era,” admite Woozi, sorrindo timidamente. “Eu particularmente não acredito em tipos sanguíneos, mas quando eu estava escrevendo pensei que seria algo divertido e fofo… Talvez eu devesse ter incluído signos do zodíaco nas letras.” O vocalista Seungkwan, sempre o comediante, intervém com seu tenor crescente, cantando “Tipo sanguíneo ou MBTI,” provocando outra explosão de risadas.

Esta é tipicamente a atmosfera quando os membros estão juntos. Mais do que sua dança perfeitamente sincronizada e nitidamente precisa, os vocais crescentes ou a presença de palco dinâmica, o SEVENTEEN é apreciado porque eles são como uma família. Entre os 13 membros, existem os “pais,” os amados mais novos, os filhos do meio que procuram atenção. Todos eles se apoiam e se provocam ao mesmo tempo. E não é só conversa – em 2021, os membros por unanimidade renovaram seus contratos com a Pledis Entertainment com um ano de antecedência por pelo menos mais cinco anos, firmando seu compromisso uns com os outros e com o fandom.

Foi no mesmo ano que o SEVENTEEN explorou o tema do amor por meio de seu projeto “Power of Love,” lançando diversas músicas e mídias variadas, terminando com seu EP Attacca em outubro. Abrangeu um período de tempo em que as coisas ainda eram incertas, e encontrar uma conexão era mais valioso do que nunca. Para o Vernon, isso significava passar tempo de qualidade, sua linguagem de amor, com amigos e membros – “apenas ter muitas conversas,” diz ele. Para o ágil dançarino The8, isso significava uma comunicação clara com aqueles ao seu redor: “O amor precisa ser expresso para que a pessoa saiba que é amada.” Mas este próximo capítulo parece marcar uma mudança de tom e, como o líder da equipe de performance, Hoshi, brinca, o próximo álbum será “quente e apaixonado.”

S.Coups acrescenta mais uma camada a essa descrição: “Até agora, sempre fomos muito sinceros e honestos com nossa música, mas acho que especialmente com este próximo álbum, somos muito verdadeiros e estamos mostrando nosso coração sincero.”

As pessoas gostam de dizer que os diamantes são amados por sua simetria e perfeição, ou porque simbolizam riqueza e poder. Mas seu verdadeiro valor está na maneira como cada faceta reflete a luz, brilhando como se quisesse encantar a todos aqueles que podem vê-lo.

Fonte:[x]
Tradução: Equipe SEVENTEEN Brasil

COMENTÁRIOS